Antes de ganhar as ruas, um novo carro deve passar por várias etapas. Não é diferente com o Up!, que vem sendo apresentado pela Volkswagen em diferentes versões ainda conceituais desde 2007. Mas essa fase já tem data e local para terminar: setembro de 2011 no Salão de Frankfurt, na Alemanha, conforme publicado pela website alemão Automobilwoche.

Desenvolvido para ser o novo carro de entrada da VW na Europa, o Up!, cujo nome comercial pode ser Lupo, terá variantes hatchback, minivan e sedã. Além disso, ainda de acordo com a mesma fonte, o carro será impulsionado por diferentes motores (posicionados na traseira do veículo), que vão de blocos altamente eficientes movidos a gasolina e diesel até uma opção elétrica, cujo lançamento deve ocorrer mais adiante.

De acordo com o site, a Volks já trabalha na adaptação de sua fábrica em Bratislava, na Eslováquia, onde a linha Up! será produzida. Por lá, saíram versões do carro sob as bandeiras da VW, Skoda e Seat. É esperado também uma versão da Audi, ainda mais sofisticada, que deve retomar o nome A2. Segundo a publicação, o preço do modelo final deve começar em € 10.000 (cerca de R$ 23.500) e sua produção anual, a partir de 2012, deve girar em torno de 500 mil unidades.

Thiago Vinholes

|