Fiat Argo CVT é o carro automático mais barato do Brasil, mas vale a pena?

Modelo custa R$ 90.990 na versão Drive com motor 1.3; confira avaliação
Fiat Argo passou a contar com a opção 1.3 CVT na linha 2023

Fiat Argo passou a contar com a opção 1.3 CVT na linha 2023 | Imagem: Divulgação

Apresentado em janeiro deste ano, o Fiat Argo com a opção do câmbio CVT trouxe uma particularidade interessante ao modelo: a partir de sua estreia, o hatch tornou-se o carro automático mais barato do Brasil com este tipo de transmissão. 

Atualmente o Argo Drive 1.3 CVT custa R$ 90.990 e o mesmo conjunto mecânico também pode ser encontrado na versão de apelo aventureiro Trekking, elevando o preço sugerido para R$ 96.990. 

Porém, olhando para o mercado de forma geral, o Argo CVT é uma boa escolha? Existem alternativas mais interessantes até mesmo dentro do segmento? 

É fato que, pelo valor praticado, o Argo Drive 1.3 automático traz uma lista de itens de série competente, reunindo os itens essenciais que a maior parte dos consumidores espera encontrar em um automóvel 0 km. 

Entre os destaques podemos apontar os controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 7” e suporte ao Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático, trio elétrico, ar-condicionado, entre outros. 

Como observado no Argo 1.3 manual, o propulsor da gama Firefly (107 cv/13,7 kgfm com etanol) cumpre com tranquilidade a função de movimentar o hatch quando associado ao câmbio CVT. 

Segundo a Fiat, o Argo 1.3 automático acelera de 0 a 100 km/h em aceitáveis 11,2 segundos e entrega médias oficiais, de acordo com a tabela mais recente do PBEV 2023, de 12,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada utilizando gasolina.  

Segurança 

Infelizmente um ponto que chama a atenção negativamente para a atual gama Argo e Cronos foi a péssima reputação nos testes de segurança promovidos pelo Latin NCAP. A dupla não obteve sequer uma estrela das cinco possíveis, algo, no mínimo, alarmante. 

Olhando para o segmento de hatches compactos, não é difícil encontrar o Chevrolet Onix em seu catálogo automático mais barato sendo oferecido em promoção por R$ 93.990. 

Fiat Argo 2023
Fiat Argo 2023
Imagem: Divulgação

Em relação ao Argo CVT, o Onix não oferece central multimídia, porém ao menos sai de fábrica com rádio, tem 6 airbags (contra 2 do Fiat) e tem um retrospecto favorável nas avaliações de segurança pelas quais foi submetido em ensaios do Latin NCAP. 

Vale ressaltar ainda que temos no Chevrolet a presença do motor 1.0 turbo com números superiores de potência e torque (116 cv/16,8 kgfm), o que resulta em desempenho superior combinado ao consumo próximo do rival, com médias de 11,8 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina e também segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. 

Fiat Argo 2023
Fiat Argo 2023
Imagem: Divulgação

Conclusão 

Marca que conta com uma inteligência ímpar para a precificação e construção de um bom custo/benefício para seus modelos, a Fiat mais uma vez acertou em sua estratégia para colocar no mercado o produto mais competitivo em termos de valor quando falamos em um hatch automático. 

Fiat Argo 2023
Fiat Argo 2023
Imagem: Divulgação

Apesar do caráter racional do Argo Drive 1.3 automático, o que não favorece o modelo são as suas baixas notas no quesito segurança, o que compromete sua recomendação de compra. 

Por uma diferença não muito grande em termos financeiros, como analisamos, é possível migrar para um modelo com melhor reputação quando o assunto é proteção aos ocupantes, como é o caso do Chevrolet Onix, sem demandar um gasto financeiro muito maior. Ao que tudo indica, portanto, uma escolha mais interessante sem descuidar do fator preço.   

Fiat Argo 2023
Fiat Argo 2023
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou
Tags