Diferença de R$ 9 mil: optar por um Argo Trekking ou um Pulse Drive, ambos 1.3 CVT?

Modelos figuram como a opção para quem deseja um compacto com estilo aventureiro
Fiat Argo Trekking e Fiat Pulse Drive 1.3 automático

Fiat Argo Trekking e Fiat Pulse Drive 1.3 automático | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Sempre buscando posicionar seus modelos de maneira competitiva no mercado, a Fiat deu mais uma demonstração de sua capacidade de “ler” o mercado ao aproveitar a mecânica composta pelo motor 1.3 Firefly associada ao câmbio CVT para fazer do Argo 2023 o carro automático mais barato do Brasil

Com o mesmo conjunto técnico utilizado pela primeira vez no Fiat Pulse, o Argo Drive 1.3 CVT torna-se a opção racional para quem deseja um hatch automático. 

Ainda no portfólio do Argo 2023, vale salientar outra decisão interessante por parte da Fiat, no caso disponibilizar a combinação entre o motor 1.3 Firefly com a caixa CVT também para o Argo Trekking (R$ 96.990). 

O hatch aventureiro custa exatamente R$ 9 mil a menos do que o Fiat Pulse Drive 1.3 automático (R$ 105.990), o que resulta na dúvida: considerando que ambos contam com o mesmo conjunto motriz, será que vale a pena arcar com a diferença para estacionar o crossover mais moderno na garagem de casa? 

Projetos 

Apesar de tanto o Pulse Drive quanto o Argo Trekking contarem com até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, vale salientar que o Pulse toma como base a evolução da plataforma do Argo, portanto estamos falando de um modelo mais sofisticado.

O projeto recente do Pulse faz com que o crossover em seu catálogo Drive 1.3 CVT cumpra a aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos com etanol, além de registrar consumo oficial de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. Os dados no caso do Argo Trekking automático, por sua vez, apontam para o 0 a 100 km/h cumprido em 11,8 segundos acompanhado por médias também com gasolina de 12,7 e 13,9 km/l, respectivamente. 

Apesar do porte muito próximo, o Pulse tem uma ligeira vantagem no porta-malas (370 litros contra 300 litros do Argo Trekking). Em termos de espaço interno, ambos são equivalentes e transportam com conforto 4 adultos e uma criança. 

Custo-benefício 

Considerando o preço superior, o Pulse Drive 1.3 CVT entrega uma lista de itens de série mais recheada em relação ao Argo Trekking CVT, algo esperado uma vez que a Fiat destina o Pulse a consumidores que estão considerando a compra de um SUV. 

O Pulse Drive deve apenas rodas de liga leve e sai de fábrica com ar-condicionado automático digital, 4 airbags, central multimídia com tela de 8,4” e o controle de estabilidade acompanhado do sistema TC+, que pode ajudar a movimentar o veículo em situações onde uma das rodas dianteiras perde contato com o piso. 

O Argo Trekking 1.3 CVT pode não ser tão completo, mas conta com os itens essencias de conectividade e segurança, sendo equipado com os controles de tração e estabilidade, airbag frontal duplo, central multimídia com tela de 7”, sensor de estacionamento, câmera de ré, trio elétrico e um diferencial interessante que são os pneus uso misto (ATR) calçando rodas de liga leve aro 15”. 

Conclusão 

É fato que, dentro da gama Pulse, o público que considera a compra do crossover com câmbio automático certamente dará mais atenção às versões com motorização 1.0 turbo. 

Se é a racionalidade combinada com o visual aventureiro o que você espera encontrar em seu próximo compacto, podemos dizer que o Argo Trekking CVT 2023 chega ao mercado com um conjunto mais do que suficiente, com a vantagem de custar bem menos do que o Pulse Drive 1.3 automático, o que faz do hatch aventureiro uma escolha sensata.  

É uma pena, porém, que o Argo ficou longe de alcançar resultados satisfatórios em suas avaliações de segurança, campo em que o Pulse deve se sair melhor por conta do projeto recente.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fiat Argo Trekking e Fiat Pulse Drive 1.3 automático

Fiat Argo Trekking e Fiat Pulse Drive 1.3 automático

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!