Segredo: antecipamos o Fiat Argo sedã

Modelo será o substituto para o Linea e chega para enfrentar o Honda City
Projeção do sedã derivado do Fiat Argo, até o momento conhecido como projeto X6S (crédito: Jonathan Machado da Carwp)

Projeção do sedã derivado do Fiat Argo, até o momento conhecido como projeto X6S (crédito: Jonathan Machado da Carwp) | Imagem: Jonathan Machado/Carwp

A Fiat nunca foi uma grande referência entre os carros de porte médio. Se na década de 1990 o Tipo até que conquistou um relativo sucesso na época do lançamento, o mesmo pode ser dito do Stilo alguns anos depois. Já entre os sedãs de médio porte a situação não parece muito melhor. O Tempra até que foi uma tentativa bem-sucedida da marca de emplacar um modelo em uma época sem muitos concorrentes, mas a partir do Linea a Fiat carece de um modelo mais competitivo nesse segmento.

A montadora italiana, contudo, não desiste e prepara mais uma importante investida no segmento, um dos mais importantes do país em termos de venda e que justifica um olhar com mais carinho por parte da Fiat. E é com um sedã derivado do Argo, até o momento conhecido pela sigla X6S, que a Fiat quer ganhar algum espaço entre os sedãs mais caros.

A estratégia da Fiat, contudo, parece que deverá ser muito mais encostar em modelos como o Honda City, por exemplo, do que aproximar-se dos sedãs médios propriamente ditos, liderados em vendas pelo Toyota Corolla. Tradição é uma palavra muito importante entre os sedãs médios e, pelo visto, lutar com as marcas japonesas nessa fatia do mercado parece difícil. Em um patamar abaixo, contudo, a Fiat pode ver uma chance para emplacar com sucesso seu modelo. Vale destacar que atualmente só o Honda City figura nesse “sanduíche” entre os sedãs de entrada (Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S, etc.) e os médios.

Como antecipamos na projeção realizada pelo artista gráfico Jonathan Machado, da Carwp, o visual bem trabalhado deverá ser um dos argumentos de venda do Argo sedã (o nome ainda não foi adiantado pela Fiat). Assim como o hatch, o futuro três volumes da Fiat deverá ter em suas versões mais caras a opção 1.8 16V com câmbio automático de 6 marchas, conjunto que deverá conferir mais competitividade ao modelo dentro da categoria. Atualmente o câmbio automático é um item cada vez mais desejado pelo brasileiros em qualquer faixa de mercado.

O propulsor Firefly 1.3 também deverá estar presente no catálogo de opões do futuro X6S, que poderá trabalhar com as transmissões manual ou automatizada GSR presente no Uno e no Mobi. Considerando o porte do modelo, é bem possível que a Fiat não coloque o motor 1.0 (presente no hatch) como uma das opções para o inédito sedã.

Além do visual, o Argo sedã promete ser generoso no espaço interno e podemos apostar sem erro em um porta-malas na casa dos 500 litros de capacidade, um número mágico dentro da categoria. O principal concorrente da novidade será o Volkswagen Virtus, que terá proposta e preços semelhantes. Com certeza teremos aqui uma disputa muito interessante!

Considerando que o Fiat Argo será lançado ainda neste mês, com a chegada às lojas a partir de junho, o sedã derivado do mesmo projeto ficará para o segundo semestre, provavelmente em outubro ou até um pouco antes.

Com dois modelos arrojados e que prometem investir também em um bom pacote de tecnologia e conectividade, a Fiat prepara uma ofensiva para manter-se competitiva dentro do mercado nacional cada vez mais disputado. Nós, consumidores, agradecemos!

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!