Volkswagen terá segundo SUV feito nos EUA
Menor que o Atlas, conceito Atlas Cross Sport foi revelado em Nova York e entrará em produção em 2019
De uma marca que passou muitos anos apenas com dois utilitários esportivos em seu portfólio (Touareg e Tiguan), a Volkswagen passou agora a revelar novos SUVs com frequência. O mais recente deles foi apresentado nesta semana no Salão de Nova York.
Trata-se do Atlas Cross Sport que, embora ainda como conceito, já teve a produção confirmada nos EUA a partir de 2019. Para situar quem é o novo SUV basta reparar no nome “Atlas”: sim, ele é um irmão um pouco menor e mais largo do utilitário esportivo de sete lugares que a Volks mostrou em 2016.
A ideia aqui foi oferecer um SUV com cinco assento, mas que preservasse o entreeixos do Atlas e aumentasse sua largura em 3,8 cm. Com elementos visuais que remetem ao novo Touareg (também revelado nos últimos dias), o Atlas Cross Sport tem tudo para agradar o público norte-americano, tradicional comprador desse tipo de veículo.
Mas por que desenhar modelos exclusivos para os americanos? Como segundo maior mercado do mundo, os EUA têm um paladar um pouco diferente do resto do mundo. Não que certos carros não possam fazer sucesso lá, porém, é recomendável oferecer veículos sobretudo maiores para eles que dispensam certos refinamentos vistos em modelos europeus.
Apesar disso, a VW vai trazer alguns conceitos futuristas para o novo SUV como o painel digital de 12,3 polegadas, aliás, um dos mais belos painéis já criados pela marca.
Se o conceito utiliza um V6 3.6 litros com 276 hp que é assistido por dois motores elétricos, a versão de produção deve oferecer também um motor puramente movido a gasolina.
Pelo porte, o novo Atlas poderia até ser uma boa pedida no Brasil, porém, as vendas tenderiam a ser modestas não só pelo preço mas porque é um segmento pouco atraente por aqui.