Volkswagen mostra novo Touareg na China

Já no Brasil, modelo deve sair de linha e abrir espaço para o Atlas
Volkswagen Touareg 2019

Volkswagen Touareg 2019 | Imagem: Divulgação

O mercado chinês é o maior do mundo, apenas em 2017 foram 28 milhões de carros vendidos, e por isso é natural que algumas montadoras escolham o país como palco para apresentar suas novidades. Com a meta de disponibilizar em seu portfólio pelo menos 10 SUVs até 2020 na China, a Volkswagen resolveu começar essa ofensiva apresentando a nova geração do Touareg por lá.

O utilitário esportivo mantém sua proposta de luxo e os traços elegantes para a carroceria, firmando o modelo como o SUV mais sofisticado produzido pela VW. A dianteira traz uma ampla grade com uma interessante junção aos faróis, além de utilizar detalhes cromados. O carro também cresceu, o que permitiu o porta-malas entregar 810 litros. Mesmo assim, a carroceria ficou 106 kg mais leve graças ao amplo uso (48%) de alumínio.

Por dentro, a nova geração do Touareg marca a estreia do “Cockpit Innovision”, que mescla o painel de instrumentos digital com tela de 12” e a central multimídia com outra tela de 15”, a qual foi projetada para ter fácil manuseio como um smartphone, além de poder espelhar o sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Em relação aos sistemas de segurança e tecnologia, o novo Touareg 2019 oferece o Night Vision, que detecta pessoas e animais a noite por meio de uma câmera térmica. Há também o Roadwork Lane Assist, que é um sistema semiautônomo que acelera e freiao SUV até 60 km/h, sistema Front Cross Traffic Assist, que reage ao tráfego de carros, dentre outros. Também estão disponíveis itens como direção ativa nas quatro rodas (eixo traseiro esterçante), controle de estabilidade, faróis full LED com comutação automática entre os fachos alto e baixo, dentre outros.

Serão oferecidos dois motores V6 a diesel, um de 231 cv e outro de 286 cv de potência, além de um V8, também turbodiesel, este com 421 cv. Entre as opções a gasolina está um V6 com 340 cv. A marca alemã também prepara um conjunto propulsor híbrido plug-in com 367 cv de potência combinada voltado ao mercado chinês.

No Brasil

Modelo de nicho por aqui, o Volkswagen Touareg sempre foi oferecido no Brasil, porém sempre registrou volumes baixos de venda. Em 2017, por exemplo, apenas 29 unidades foram emplacadas.

Por aqui o Touareg é oferecido em duas versões: V6 e R-Line, custando, respectivamente, R$ 337.630 e R$ 402.744. A motorização é 3.6 V6 oferece 280 cv enquanto o 4.2 V8 presente no R-Line entrega 360 cv de potência.

Procurada pelo Autoo, a Volkswagen ainda não bateu o martelo se vai continuar oferecendo ou não seu principal SUV no Brasil. Alguns rumores dão conta de que ele chegará apenas sob encomenda, mas a tendência é que aqui no Brasil o Touareg deve abrir espaço para o Atlas, um SUV de grande porte, porém mais versátil. Nos Estados Unidos o Atlas é oferecido em versão de 7 lugares e propulsores 2.0 turbo e 3.6 VR6 com tração integral 4Motion.

SUVs da Volks

Com o crescimento da procura por utilitários esportivos no mundo, a Volkswagen vai ampliar cada vez mais sua gama de modelos com este tipo de carroceria. A nova geração do Touareg se soma ao europeu T-Roc e ao também renovado Tiguan em suas versões de 5 e 7 lugares, que estreiam no Brasil a partir de abril. Para o segundo semestre está programada a apresentação do T-Cross, SUV compacto com o qual a VW vai disputar mercado com Honda HR-V, Hyundai Creta e cia. Até o fim da década ou, no mais tardar em 2020, a alemã lançará por aqui o fruto do projeto Tarek. A VW também já confirmou, este apenas para alguns mercados selecionados, um inédito SUV com propulsão totalmente elétrica, o I.D. CROZZ, com lançamento previsto para 2020.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise