Ano do Dragão inspira séries especiais de carros no mercado chinês

Aston Martin, Jeep e Smart apresentam modelos comemorativos em Pequim

Jeep Wrangler Dragon Edition Concept | Imagem: Aston Martin

Até o horóscopo chinês entra na dança do gigante mercado de carros na China. O Ano do Dragão, considerado pela crença chinesa um período de transformações e grandes acontecimentos, além de um símbolo de boa sorte e sabedoria, quem diria, virou até tema de séries especiais de automóveis destinados ao país.

Não por acaso, 2012 é o ano da mitológica criatura cuspidora de fogo na China. Por isso o Salão de Pequim, aberto nesta semana à imprensa, está “fervendo” de novidades temáticas em referência ao Ano do Dragão.

Apesar de o costume ser oriental, os carros em homenagem ao período de boas expectativas (e ruins também) vêm do Ocidente. Nesta edição do Salão realizado na capital chinesa, Aston Martin, Jeep e Smart oferecem carros devidamente caracterizados para o tema.

Smart Fortwo Dragon Edtion

O “dragãozinho” do evento está no estande da Smart, que apresentou a série Fortwo Dragon Edition. Baseado na versão “mhd”, com motor 1.0 de 71 cv e sistema stop/start, o modelo comemorativo tem como principal característica a pintura vermelha com contrastes dourados. O interior também é personalizado com as mesmas cores. Segundo a marca, a edição especial será lançada no final de janeiro de 2013, quando termina o Ano do Dragão na China.

Jeep Wrangler Dragon Edition Concept

O Ano do Dragão também simboliza força, que tem tudo a ver com jipões. Seguindo esta linha, a Jeep mostrou em Pequim uma linha conceitual do Wrangler Unlimited (a versão 4 portas) todo “tatuado” por dentro e por fora com figuras de dragões. O pacote inclui ainda rodas aro 18” e pintura, a exemplo do Smart, com detalhes dourados. A montadora afirmou no evento que se a reação do público em relação ao carro for positiva ele tem chances de ser lançado, mas, claro, somente na China.

Aston Martin Dragon 88

A fabricante favorita do agente secreto 007 também quer ganhar alguns trocados com o dragão chinês. A montadora lançou no Salão chinês a série Dragon 88, que contempla os modelos esportivos DBS Volante, Virage Coupé e V8 Vantage S Coupé. Como indica o nome da edição, apenas 88 carros serão personalizados com itens exclusivos da versão, como os bancos com dragões bordados no couro e o emblema da montadora banhado em ouro 24 quilates.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!