Aston Martin equipa Vantage com painéis solares

Em Le mans, montadora inglesa mostra carro de corrida cujo sistema de ar condicionado é alimentado por energia solar

Aston Martin equipa Vantage de corrida com painéis solares | Imagem: Divulgação

Quando pensamos em Aston Martin nos vêm à mente carrões de luxo, mais do superesportivos focados em desempenho, área em que a marca não demonstra nenhuma restrição em inovar. Por conta disso, a divisão de alta performance da montadora inglesa anunciou na última semana, durante a tradicional corrida de Le Mans, uma parceria com o grupo global Hanergy Global Solar Power & Applications - de energia solar, e o resultado foi um Vantage GTE com painéis solares instalados no teto.

A energia gerada pelos painéis - de espessura muito fina, quase imperceptíveis - não alimentará as rodas, o motor ou sequer uma bateria, no caso de um veículo híbrido. Eles fornecerão energia apenas ao sistema de ar condicionado, o que parece um tanto irrelevante. No entanto, se considerarmos que o ar condicionado "rouba" potência do motor e que nos dias quentes de corrida em Le Mans os pilotos correm com o ar condicionado ligado, poder manter o cockpit resfriado sem interferir no desempenho é uma boa notícia aos pilotos da equipe.

Para Le Mans, o sistema ainda não estava pronto para uso, no entanto, a marca espera ter tudo funcionando para a próxima corrida no circuito de Austin, no Texas (EUA), uma pista que, nesta época do ano, é conhecida por ser insuportávelmente quente. A Aston e a Hanergy querem ainda equipar os modelos no V12 Vantage GT3 e V8 Vantage GT4 com a tecnologia e instalar painéis solares também no novo prédio da equipe, que está sendo construído em Banbury, no Reino Unido.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!