A Audi já havia confirmado, durante o último Salão de Genebra, que o A2 voltaria à vida em nova geração. “Existe claramente espaço para outro produto e conceito entre o A3 e o A1”, afirmara Rupert Stadler, CEO da Audi, na ocasião. A retomada do modelo que existiu entre 2000 e 2005 era prevista para 2014, mas segundo o site inglês Autocar o novo A2 estreará em 2012.

O novo A2 terá como finalidade combater os próximos compactos de BMW e Mercedes-Benz, ainda em desenvolvimento. Seu conceito dinâmico e visual seguiria a filosofia do modelo anterior, mas com uma grande diferença: sua estrutura não será mais construída em alumínio, mas sim aço, com algumas partes emprestadas do A1. Como quase todo projeto atual, o A2 deverá ter uma versão elétrica, com tecnologia baseada na utilizada pelo Audi e-Tron.

A antiga geração do A2 tinha 3,82 m de comprimento, mas com espaço interno semelhante ao A4 da época. Construído em alumínio, pesava apenas 895 kg. Na Europa, vinha com motores de 1.4 litro – quando movido a gasolina, fazia 19,5 km/l; enquanto a versão a turbodiesel alcançava 28,5 km/l.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Rodrigo Mora

|