A Audi não esconde de ninguém que pretende em breve viabilizar uma linha de carros elétricos, tanto que versões do superesportivo R8 e do compacto A1 com a nova tecnologia já estão em desenvolvimento. E a marca não parou por aí. O A3 e-tron (mesmo sobrenome usado nos outros Audi elétricos) é a nova aposta da marca, que transplantou um conjunto mecânico alternativo alimentado por baterias de íon-lítio para o hatch médio.

A montadora alemã afirma que o novo experimento possui motor elétrico de 136 cv e 27,6 kgfm de torque, disponível desde o primeiro giro do propulsor. Com essa força, a Audi afirma que o protótipo acelera do 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos e atinge até 145 km/h. Já a autonomia com carga total é de 140 quilômetros. A recarga do sistema é feita por meio de conexão com a rede elétrica convencional e demora 9 horas para ser totalmente concluída.

No entanto, a Audi não dá pistas de quando o A3 e-tron se tornará uma realidade palpável para o consumidor, diferente dos outros dois projetos em andamento, que chegam ao mercado europeu, ainda que em caráter experimental, a partir de 2012.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|