Audi Q3 ganha nota máxima em crash-test

Crossover alemão chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2012

Q3 colidindo a 55 km/h | Imagem: divulgação

O Audi Q3 se espatifou todo nos crash-tests da Euro NCAP e seu deu muito bem. O modelo recebeu nota máxima nos testes de colisão da respeitada instituição europeia, que analisa e coloca a prova a capacidade de proteção aos ocupantes dos veículos à venda na região.

Segundo o orgão, o crossover resisttiu bem aos impactos frontais e laterais e os airbags foram eficientes na proteção dos dummies, bonecos com sensores que simulam os ocupantes. Nos dois ensaios o carro se choca contra uma parede a 55 km/h, mesma velocidade da barreira que é lançada contra o veículo no crash-test lateral.

Contam também a favor do carro da Audi o fato dele vir equipado com itens de segurança considerados “essenciais” pela Euro NCAP, como o sistema eletrônico de estabilidade (ESP), que ajuda corrigir a trajetória do veículo na ocorrência de algum empecilho, e pontos fixação ISOFIX para cadeirinhas para bebês e crianças pequenas.

O Q3 ainda foi bem avaliado na prova de segurança para pedestres. Nesse teste é analisado quando o veículo pode ferir uma pessoa no caso de um atropelamento. Dependendo do formato da parte frontal do veículo, o quanto ele pode ferir uma pessoa pode variar.

Q3 no Brasil

Primeiro SUV da linha Audi, o Q3 está programado para chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2012. A divisão nacional da marca ainda não divulga com qual configuração o modelo será oferecida. A mais cotada para chegar é a série com motor 2.0 TFSI (turbo com injeção direta) de 211 cv associado ao câmbio semi-automático S-Tronic de 7 marchas e dupla embreagem. Seu preço deverá girar em torno dos R$ 140.000.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!