Avaliação: 5 acertos e 1 erro da nova Nissan Frontier 2023

Picape evolui para desafiar Toyota Hilux, Chevrolet S10 e cia.
Nissan Frontier 2023

Nissan Frontier 2023 | Imagem: Divulgação

Modelo que desempenha papel relevante na estratégia da Nissan para o Brasil, a Frontier estreia nesta semana sua linha 2023 com um bom pacote de evoluções. 

O facelift chega em um bom momento para a Frontier, que registrou, em janeiro deste ano, sua melhor performance comercial desde a estreia da geração atual, alcançando 950 unidades vendidas no mês e 12,5% de participação de mercado na categoria. 

Para detalharmos o que muda na Frontier 2023, listamos abaixo 5 acertos e um ponto onde a Nissan poderia ter dedicado maior atenção no projeto de renovação visual do modelo. Vamos, então, a eles: 

5 acertos 

1- Mecânica: a geração atual da Frontier chegou ao mercado trazendo soluções interessantes, algumas delas bem particulares do modelo, como é o caso da suspensão traseira mesclando eixo rígido com uma estrutura multibraço. 

Na linha 2023, a Nissan aprimorou ainda mais o comportamento dinâmico da Frontier ao realizar uma recalibração dos amortecedores e aplicar reforços estruturais no chassi, até então pensados pela Mercedes-Benz para sua Classe X, picape irmã da Frontier e da Renault Alaskan que foi descontinuada pela marca alemã. 

Claro que não esperamos de uma picape média convencional o mesmo nível de suavidade ao rodar presente em um automóvel, porém é raro encontrar no segmento uma representante capaz de aliar tão bem a questão do conforto para motorista e passageiros com a robustez necessária para transportar 1.043 kg de carga ou rebocar 3.500 kg. 

O arranjo da suspensão traseira também garante a articulação ideal para as rodas no uso off-road extremo, algo que conseguimos comprovar durante nossa avaliação da picape por trilhas na região de Puerto Iguazú, Argentina. 

Melhoria necessária para a Frontier, agora a nova versão topo de linha Pro-4X traz para picape o importante bloqueio do diferencial traseiro, complemento importante para o sistema de tração 4x4.

O freio a disco nas 4 rodas, algo raro na categoria, também auxilia a picape da Nissan a entregar uma frenagem mais eficiente na maioria das situações. 

2 - Tecnologia: evolução mais do que necessária, sem dúvida um grande avanço observado na Frontier 2023 é a bem-vinda introdução do Nissan Intelligent Safety Shield, nome dado pela marca ao seu pacote de assistentes de condução. 

No caso da Frontier, ele engloba o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de pontos cegos, farol alto com comutação automática, entre outros. 

Com tudo isso, a Frontier 2023 aproxima-se da Ford Ranger em termos de conteúdo, a qual, há um bom tempo, era a única a oferecer recursos mais sofisticados de segurança em sua versão Limited. 

Ponto positivo ainda para a Frontier 2023 fica por conta do sistema de câmeras 360º, que auxilia a monitorar tudo o que se encontra ao redor do veículo e ainda conta com função off-road específica para analisar os obstáculos da via e evitar acidentes. 

Por uma questão de “escolha”, segundo explicou a Nissan, a fabricante não adicionou o piloto automático adaptativo na Frontier 2023, recurso que faria diferença em um veículo pelo qual grande parte dos proprietários optam para realizar deslocamentos rodoviários de longas distâncias. 

3 - Design: além dos aprimoramentos de estilo inaugurados pela Frontier 2023, como a nova grade frontal e o belo conjunto de faróis com projetores de LED para os catálogos mais caros, a Nissan aproveitou o momento de atualização visual da picape para melhorar também aspectos funcionais relevantes. 

A caçamba, por exemplo, ganhou 25 mm na altura perto da cabine e outros 50 mm na área próxima da tampa do compartimento, o que elevou a capacidade volumétrica para 1.054 litros. 

O novo para-choque traseiro, por sua vez, traz ainda um degrau para facilitar tanto o acesso bem como a arrumação das cargas na caçamba, enquanto a porta de acesso recebeu um mecanismo para suavizar a abertura e fechamento. 

Ainda falando sobre os para-choques, o redesenho das peças trouxe ganhos nos ângulos de ataque e saída, que passam para 31,6º e 25,7º. A Frontier 2023 também chega ao mercado ostentando uma boa altura em relação ao solo de 25,2 cm.    

Nissan Frontier 2023
Nissan Frontier 2023
Imagem: Divulgação

4 - Leque de versões: falando sobre custo/benefício e posicionamento de mercado, vale a pena ressaltarmos o leque de versões pensado pela Nissan para a Frontier 2023. 

A gama passa a ser composta por seis opções, sendo três inéditas. Entre os novos catálogos, merece destaque, por exemplo, a Frontier SE 4x4 (R$ 258.990), opção para quem deseja uma picape diesel 4x4 com câmbio automático e não faz questão de muitos equipamentos ou um acabamento diferenciado. 

Com isso, a Nissan expande o nicho de atuação da Frontier pelo segmento, além de oferecer o produto certo a quem está em busca de sofisticação superior (na nova versão Platinum) ou apelo off-road (Pro-4X). 

Falando um pouco sobre o custo de propriedade, a Nissan destaca que o plano de revisões até 60.000 km da Frontier 2023 custará R$ 7.677, o melhor do segmento, nas palavras da fabricante japonesa. 

5 - Eficiência: a Nissan não efetuou nenhuma substituição do conjunto motriz da Frontier, o qual segue baseado no motor 2.3 diesel com um (163 cv/43,3 kgfm) ou dois (190 cv/45,9 kgfm) turbocompressores. 

A Frontier 2023, contudo, traz agora a aplicação do sistema SCR para redução de emissões baseado no uso do aditivo Arla 32, que é reabastecido em um compartimento ao lado da tampa do combustível e a necessidade de abastecimento é avisada por meio de mensagem no painel de instrumentos.  

Segundo dados da Nissan, a Frontier manual 6 marchas (163 cv) entrega parciais de consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. 

No caso das opções automáticas, as médias são de 9,1 km/l em ciclo urbano e 11 km/l em rodovias, alguns dos melhores números do segmento. 

Um erro  

A ressalva para a Frontier 2023 fica para a parte interna da picape, região que merecia ainda mais aprimoramentos. 

Como já ocorria na agora extinta versão LE, o teto solar segue presente nos novos catálogos topo de linha, fazendo da Frontier o único modelo do segmento com tal recurso. 

Porém, uma nova central multimídia cairia muito bem na Frontier.

O aparelho atual, com tela de 8”, está longe de oferecer o layout mais moderno do segmento, bem como sua operação não é tão rápida e fluida como encontramos em outros modelos. 

Sobre esse aspecto, a Chevrolet S10, por exemplo, além de contar com uma central multimídia melhor resolvida, ainda tem a vantagem dos serviços de telemática fornecidos pelo OnStar e conta com Wi-Fi embarcado, itens ausentes na Frontier. 

Uma melhora no painel de instrumentos foi a colocação de uma tela de 7” TFT para exibir diversas informações da picape, entretanto o recurso não supre a falta de itens mais avançados de conectividade. 

Fora isso, apesar da troca do volante por uma peça semelhante ao que encontramos no Kicks e na nova geração do Versa, cairia bem um retoque profundo no habitáculo da Frontier, já que em sua linha 2023 o estilo do painel, console central e laterais das portas segue praticamente inalterado. 

Nissan Frontier 2023
Nissan Frontier 2023
Imagem: Divulgação

Conclusão 

A Frontier conquista aos poucos cada vez mais espaço entre as picapes médias e não é sem razão, uma vez que oferece um dos consumos mais baixos do segmento, preços de manutenção competitivos e destacada eficiência mecânica. 

Se está longe de ser uma referência em conectividade, algo que tornou-se uma prioridade para os consumidores, a introdução de um robusto pacote de assistentes de condução na picape certamente será algo que vai melhorar a competitividade comercial da Frontier a partir de sua linha 2023. 

Somando tudo isso aos diferenciais técnicos do modelo, com o freio a disco nas 4 rodas, a suspensão traseira mais elaborada e o câmbio automático de 7 marchas, temos na Frontier 2023 uma excelente opção para quem busca uma picape média racional. 

Nissan Frontier 2023
Nissan Frontier 2023
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa