Bike voadora decola na República Tcheca

Protótipo apresentado durante feira de tecnologia funciona com seis hélices movidas a eletricidade

Protótipo de bicicleta voadora foi apresentado na República Tcheca | Imagem: Divulgação

Três empresas checas se uniram para fazer um protótipo de uma bicicleta elétrica que, pasmem, voa! A apresentação da bike voadora aconteceu durante uma feira com produtos de tecnologia realizada na última quarta-feira (12) em Praga, na República Tcheca.

Um boneco amarrado ao selim fez as vezes do “piloto” durante a demonstração. O pouso foi feito com êxito após um vôo de cinco minutos guiado por controle remoto.

Semelhante a uma montain bike, o protótipo pesa 95 kg e funciona com duas hélices na parte dianteira, duas na parte traseira e uma de cada lado, todas de propulsão elétrica.

Segundo Milão Duchek, diretor técnico de uma das empresas envolvidas no projeto, para que a "engenhoca" suporte o peso de uma pessoa adulta, serão necessárias baterias mais poderosas.

Especial: Vá de BMW, mas pedalando

Voando desde 1979

O primeiro voo de uma máquina movida a tração humana aconteceu há exatos 34 anos, em 12 de junho de 1979 quando o ciclista Bryan Allen cruzou o Canal da Mancha, que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França. A travessia de 35,8 km foi feita em 2 horas e 49 minutos alcançando velocidade máxima de 29 km/h. O protótipo foi nomeado Gossamer Albatroz e os pedais alimentavam apenas uma hélice com duas grandes pás. Haja energia!

Assine a newsletter semanal do AUTOO!