BMW confirma carro com faróis de laser

Esportivo i8 será o primeiro automóvel de produção do mundo com esse tipo de tecnologia

BMW i8 é o primeiro carro em produção em série do mundo a ter faróis a laser | Imagem: Divulgação

A BMW confirmou que o seu esportivo híbrido i8 será comercializado com mais um sistema inovador: faróis a laser. O modelo será o primeiro carro do mundo fabricado em série com a tecnologia que, segundo a companhia, aumenta a visibilidade e, consequentemente, a segurança oferecida aos passageiros.

Segundo a própria BMW, o i8 estará disponível em diversos mercados pelo mundo já com os faróis a laser, a partir de setembro deste ano. O equipamento será oferecido como opcional no modelo, que originalmente recebe faróis em LEDs.

A introdução da nova tecnologia aumenta o alcance da iluminação do automóvel consideravelmente. A BMW afirma que o modelo, quando equipado com os lasers, tem um campo de visão noturna de até 600 metros, cerca de o dobro da distância do que os faróis de LEDs proporcionam.

Veja também: Conheça o jipe da Nasa de R$ 5,6 bilhões

Outro benefício que o laser gera é o baixo consumo de energia, economizando cerca de 30% em relação a um conjunto semelhante em LEDs. Tal redução é significativa, principalmente em automóveis como o i8, que é um híbrido plug-in. No i8, quanto menor o consumo de energia maior será a distância que ele é capaz de percorrer com apenas uma carga de bateria.

Segundo a BMW, os diodos que produzem o laser ocupam menos espaço e são mais leves do que lâmpadas convencionais.

O Carro

O BMW i8 é um esportivo alemão com quatro lugares, duas portas e design futurista. O modelo possui um motor elétrico de 131 cv, acoplado a um motor 1.5 turbo movido a gasolina capaz de gerar 231 cv. Segundo a BMW, o i8 é capaz de chegar aos 100 km/h partindo da imobilidade em 4,5 segundos e alcançar velocidades de até 250 km/h. O i8 ainda consegue alcançar até 120 km/h e percorrer 35 quilômetros em modo totalmente elétrico.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas