BMW confirma fábrica no Brasil

Porém, decisão sobre o local ainda não aconteceu, segundo jornal europeu

BMW Série 3 2012 | Imagem: divulgação

O presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, declarou nesta sexta-feira, 16, que a marca alemã decidiu construir uma fábrica no Brasil “para manter o crescimento das vendas obtido em 2011”, segundo o jornal Automotive News.

O executivo falou a alguns repórteres na sede da montadora, em Munique, Alemanha. Reithofer, no entanto, não revelou onde será instalada a nova planta, mas antecipou que a meta, assim que a unidade estiver em funcionamento, é de “atingir 2 milhões de veículos vendidos” – hoje a marca emplaca cerca de 1,6 milhão por ano.

A estratégia, admitida no começo do ano, é uma saída para a saturação de alguns mercados como o europeu e o americano. A BMW já fabrica carros na China, um dos seus maiores mercados, mas tem uma participação muito baixa na América do Sul.

No Brasil, a marca tem crescido exponencialmente – deve passar das 11 mil unidades em 2011 -, mas o volume ainda é pouco expressivo se comparado ao de outros países.

Embora não revele seus planos, comenta-se no mercado que a fábrica deve ficar entre três estados – São Paulo, Paraná e Santa Catarina – e que produzirá uma nova família de veículos compactos que custariam abaixo de R$ 100 mil atualmente.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!