BMW e PSA estudam híbridos em parceria

Acordo prevê a criação de novas baterias e softwares de gerenciamento de sistema

BMW X6 ActiveHybrid | Imagem: divulgação

Os grupos BMW e PSA Peugeot-Citroën selaram nesta semana o acordo para o desenvolvimento conjunto e produção de novos componentes específicos para carros híbridos. A joint-venture leva o nome BMW Peugeot Citroën Electrification e será incumbida de criar novas baterias, softwares de gerenciamento de sistema, geradores, entre outros itens.

A parceria permitirá as duas empresas diminuir custos e fornecer tecnologia para ambos os lados. Montadoras interessadas, segundo informe, também poderão adquirir os componentes BMW-PSA para viabilização de seus híbridos. O início das atividades da nova empresa começa no segundo trimestre deste ano e os primeiros resultados devem surgir em 2014.

Desde 2006, as duas fabricantes produziram em parceria mais de 1,8 milhão de motores a gasolina, a maioria destinado ao mercado europeu. Por aqui, o único conhecido é o bloco 1.6 turbo, que atualmente equipa os modelos Peugeot 3008 e o Mini Cooper S. As duas marca também possuem já possuem carros híbridos. A BMW oferece o X6 e Série 7 com motor elétrico auxiliar, enquanto a Peugeot tem uma versão no mesmo estilo do 3008.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas