BMW passa Toyota e se torna a marca mais valiosa do mundo

Japoneses deixaram a ponta por conta de recentes problemas financeiros

BMW é avaliada em US$ 24 bilhões | Imagem: BMW

Se tudo que a BMW possui atualmente for contabilizado, como fábricas, equipamentos, engenheiros, produtos e tecnologias patenteadas, o valor aproximado da conta seria algo em torno de US$ 24 bilhões, segundo analise da consultoria de progaganda Millward Brown Global em sua pesquisa mais recentes sobre o valor das marcas de automóveis.

A cifra sugerida para a montadora alemã supera até o valor da Toyota, de US$ 21,8 bi, hoje a maior fabricante mundial de carros e que desde 2006 também figurava no topo do ranking de valorização da empresa de consultoria. 

"A BMW tem sido muito consistente na forma de levar sua mensagem sobre aquilo que os diferencia em um mercado muito competitivo", disse Peter Walshe, diretor da Millward Brown, em informe sobre o novo raking. “Já o problema da Toyota tem sido as finanças, prejudicadas pelos desastres naturais ocorridos no Japão em 2011, uma situação que fica fora do controle da montadora", completou.

Dominada por empresas alemãs e japonesas, a lista das 10 marcas mais valiosas do mundo conta com apenas um representante dos Estados Unidos, a Ford, e outro da Coreia do Sul, com a Hyundai aparecendo pela primeira vez no top 10. Segundo a Millward, a valorização da marca coreana vem acompanhando o crescimento de sua clientela por todo o globo.

As 10 marcas mais valiosas do mundo:

 

 

  Marca País Valor
1- BMW Alemanha US$ 24 bilhões
2- Toyota Japão US$ 21,8 bi
3- Mercedes-Benz Alemanha US$ 16,1 bi
4- Honda Japão US$ 12,7 bi
5- Nissan Japão US$ 9,9 bi
6- Volkswagen Alemanha US$ 8,5 bi
7- Ford EUA US$ 7,0 bi
8- Audi Alemanha US$ 4,7 bi
9- Hyundai Coreia do Sul US$ 3,6 bi
10- Lexus Japão US$ 3,4 bi