Carros da GM terão test-drive de 30 dias

Nova campanha da Chevrolet prevê que cliente poderá devolver carro após um mês de uso e receber valor integral

Jaime Ardila, presidente da GM na América do Sul, anuncia Campanha das Américas | Imagem: Reprodução

 O mercado em queda tem motivado as montadoras a inovar nas ações para estimular as vendas, mas a nova campanha da Chevrolet surpreendeu. Anunciada nesta terça-feira, 07, em rede de TV, a ação oferecerá 30 dias de test-drive para os clientes da marca. Depois desse período, o cliente poderá devolver o veículos sem custo algum, caso não esteja satisfeito.

Batizada de “Promoção das Américas”, a campanha mostrou um comercial em que não só o presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila, aparece, mas outros executivos da região – a oferta vale para outros países também como Chile, Colômbia e Equador, mas não inclui a Argentina, onde a empresa tem uma boa clientela. O anúncio, no entanto, apenas usa o bordão conhecido "Não Compre Carro Amanhã", sem detalhar a razão, revelada para os jornais.

Código do consumidor

Apesar da novidade, o consumidor no Brasil tem o direito a devolver um produto caso não esteja satisfeito. A medida consta do código do consumidor, porém, apenas em duas situações: quando há defeito ou quando a oferta não condiz com a expectativa do cliente. Em ambos os casos, a solução não é necessariamente amigável.

A campanha da GM acontece num momento ruim para o mercado automobilístico. As vendas até setembro estão 9% menores do que em 2013, ano que já apresentou estagnação. No caso da Chevrolet, essa queda é ainda maior: 12,2%.