A Chery não quer ficar atrás das rivais orientais Toyota e Hyundai, que já constroem suas novas unidades no Brasil. A montadora chinesa marcou para o dia 19 de julho o lançamento da pedra fundamental da fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo.

O projeto da unidade brasileira exigirá investimentos de cerca de US$ 400 milhões e terá capacidade de produção de 150.000 veículos por ano quando estiver completa. A previsão é que a fábrica comece a montar as primeiras unidades no final do ano que vem.

Serão cinco modelos produzidos no Brasil: as versões hatch e sedã dos compactos S18 e Fulwin 2 e também um inédito crossover baseado na plataforma deste último. No primeiro ano de produção completa, em 2013, estima-se que 50 mil unidades deixarão a fábrica.

Comerciais leves

A Chery também oficializará em breve o lançamento da linha de utilitários leves Karry. A submarca atuará no mesmo nicho onde outras chinesas como a Chana, Hafei e Effa têm obtido bons resultados nos últimos anos. Embora não tenha revelado quais modelos serão importados, a expectativa é pelo lançamento em 2012 de modelos como a van pequena Youpai e o caminhão leve Youjin, entre outros.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/