Chevrolet Agile será carro global em 2015

Modelo terá ainda uma reestilização de meia idade em 2013. Declaração foi dada pelo CEO da GM Argentina

Antes de ganhar nova geração, GM Agile será reestilizado em 2013 | Imagem: Divulgação

Primeiro integrante do projeto Viva, o Chevrolet Agile ganhará uma nova geração em 2015. A informação foi dada pelo CEO da GM Argentina, Uruguaia e Paraguaia, Sergio Rocha, ao Argentina Autoblog.

Segundo Rocha, o modelo será vendido em outros mercados além da América do Sul, mas antes disso acontecer, a série atual ganhará uma reestilização em 2013. Além disso, a fábrica de Rosário, na Argentina, onde o carro é produzido, receberá um investimento de US$ 150 milhões para passar a produzir 200 mil Agile por ano e abrir um terceiro turno de trabalho.

A próxima geração do Agile deverá receber uma plataforma global, provavelmente de um carro já existente, e ainda não tem local definido para ser fabricado, podendo continuar na Argentina ou passar a ser montado no México ou no Brasil. 

Reaproveitando projetos antigos

O compacto da GM começou a ser projetado em 2005 e teve seu primeiro esboço mostrado no Salão do Automóvel em 2008 na pele do crossover GPix. O protótipo carregava um desenho harmônico e de acordo com a nova linguagem estética da marca.

Do conceito para a produção, o carro passou por inúmeras mudanças, dentre elas deixou de ser crossover e virou hatch, além de ganhar a plataforma do Chevrolet Corsa B – aquele modelo lançado em 1994 e reaproveitado em 2001 para dar vida ao Celta – as linhas ficaram mais quadradas e o interior ganhou inúmeros plásticos, tudo em nome da redução de custos.

Leia também: Perto do fim, Chevrolet Corsa e Meriva ganham airbags

Mas isso não fez com que o carro vendesse pouco, tanto que em 2011 ele ficou em 12º lugar no ranking de modelos mais vendidos do país, com 73.260 unidades.