Chevrolet Cruze já é líder nos EUA

Novo sedã da GM foi o automóvel mais vendido em junho no mercado do país

Chevrolet Cruze | Imagem: divulgação

Se depender de seu sucesso nos Estados Unidos, o Chevrolet Cruze tem tudo para também vender bem no Brasil, onde tem chegada prevista para setembro próximo. O modelo, lançado no início deste ano nos EUA, foi o automóvel mais vendido no país em junho passado, com 24.896 unidades emplacadas. Tal volume só é inferior a comercialização das picapes Ford F-Series e Chevrolet Silverado, primeiro e segundo colocados no ranking da região, pela ordem.

O bom momento do Cruze nos EUA também foi influenciado pelas dificuldades que as montadoras japonesas vêm enfrentando desde o terremoto e tsunami em 11 de março no Japão, que afetou com mais seriamente as cadeias produtivas de Toyota e Honda. Desde o desastre, as rivais orientais da GM tiveram a capacidade de suas fabricas pelo mundo todo reduzidas por conta da falta de diversos componentes produzidos no país asiático.

O maior exemplo da queda das japonesas é a posição de mercado de seus principais produtos para os EUA, no caso o Corolla e o Civic, que deixaram o topo da tabela para aparecer somente na 12º e 15º posições, segundo ranking publicado pelo The Wall Street Journal. O posto de segundo automóvel mais vendido no país também pertence a GM com o sedã Malibu, que é vendido na América do Norte com interessantes descontos devido a chegada da nova geração, marca para o início de 2012.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!