Chevrolet mostra nova geração do jipe 'soviético' Niva

Agora como crossover compacto, novo Niva será produzido a partir de 2016 e terá proposta mais urbana

Chevrolet Niva Concept | Imagem: Divulgação

A Chevrolet divulgou nesta semana as primeiras imagens e detalhes oficiais da nova geração do Niva, que será produzido em parceria com a russa AvtoVAZ, empresa dona da Lada. O Niva foi um dos primeiros veículos importados para o Brasil após a abertura comercial do governo Collor. Robusto, o modelo ganhou a admiração de muitos clientes, a despeito da operação fracassada da Lada.

O novo Niva estará presente no Salão de Moscou, que acontece entre os dias 27 de agosto e 7 de setembro e será exibido como conceito, mas sua versão de produção está prevista para chegar ao mercado em 2016.

O novo Chevrolet Niva Concept conta com 4,3 m de comprimento, o que representa um ganho de 26 cm em comparação com o modelo atual. O modelo conceitual conta com diversos adereços, como é o caso do guincho frontal, bagageiro de teto com um segundo estepe, faróis auxiliares, barra de proteção dianteira, rodas de 16 polegadas com pneus de uso misto, entre outros.

O protótipo é equipado com um motor 1.8 litro a gasolina de 137 cavalos, produzido pela PSA Peugeot-Citroen, associado a um câmbio manual de cinco velocidades. Há suspensão dianteira McPherson (na traseira, permanece a suspensão independente) e tração nas quatro rodas. O Niva anterior era equipado com um bloco 1.7 de 80 cv.

Lada Niva
Divulgação

Lada Niva, o original: 37 anos depois, ainda em produção

Em produção

O Niva surgiu em 1971, mas só entrou em produção em 1977 na extina União Soviética e continua sendo fabricado até hoje. A Lada lançou uma segunda versão com esse nome em 1998, mas com carroceria de SUV e sem a mesma repercussão. No Brasil, a Lada desembarcou em 1991 com os modelos Laika (sedã), Samara (notchback) e o Niva. Enquanto os outros dois tiveram pouca aceitação, o Niva encontrou fãs e é visto ainda em ralis e encontros de off-road pelo país.