Citroën C-Aircross Concept: por que devemos ficar de olho nesse conceito?

Citroën antecipa seu novo SUV compacto que será revelado em março no Salão de Genebra
Citroën C-Aircross Concept

Citroën C-Aircross Concept | Imagem: Divulgação

O público vai conhecê-lo em março durante o Salão de Genebra, mas a Citroën não resistiu e resolveu nos dar uma prévia do que será seu novo SUV compacto para o mercado europeu com o C-Aircross Concept, modelo baseado na nova geração do hatch C3 já à venda no Velho Continente.

Mas o que a novidade tem a ver conosco? Bom, se julgarmos pelas pistas que a Citroën está deixando escapar aos poucos sobram motivos para ficarmos de olho no modelo que resultará do C-Aircross Concept, o qual terá grandes chances de chegar à nossa região. 

Um dos motivos é que na apresentação prévia do C-Aircross Concept a Citroën faz questão de destacar que o protótipo “confirma sua ofensiva no mercado de SUV” e o produto final do C-Aircross Concept será um “produto global”. Além disso, é bom nos lembrarmos de que em junho do ano passado a empresa anunciou que pretende lançar um modelo novo por ano em nosso país até 2021, medida que pretende expandir a participação da Citroën no Brasil.  

Com um aspecto bem robusto, um traço interessante do C-Aircross Concept reside no tamanho: com apenas 4,15 m de comprimento e 1,74 m de largura, ele é bem menor que um Honda HR-V, o atual líder do segmento, que mede 4,29 m de um para-choque a outro e 1,77 m de largura.

Se não exagera no tamanho, ao menos a Citroën promete um habitáculo muito confortável para seu SUV compacto graças a seu programa Citroën Advanced Comfort, que reúne uma série de soluções para ampliar a sensação de bem-estar por parte dos passageiros a bordo do modelo. Dentre elas figuram os bancos que se moldam e adaptam ao tamanho de cada ocupante, o uso de materiais nobres na cabine e vários porta-objetos que podem ser facilmente acessados. Em um deles, como não poderia faltar, será possível carregar o smartphone por indução.

Como manda o figurino, o C-Aircross Concept traz central multimídia com uma generosa tela de 12” que agrega o navegador e sistema de comando por voz que permite também escolher a música ou filme favorito. Uma peculiaridade é que a tela pode ser configurada nos formatos 1/3-2/3, 2/3-1/3 ou em tela cheia, dependendo das gostos dos ocupantes para o tipo de programa que será exibido.

Além das dimensões, a Citroën não revelou muitos dados técnicos do modelo, porém acrescentou apenas que ele terá a tecnologia Grip Control, recurso que é oferecido no Peugeot 2008 fabricado por aqui em sua versão topo de linha. O recurso não traz para o modelo a robustez de um conjunto 4x4, porém atua em parceria com os controles de estabilidade e tração para otimizar a força despejada nas rodas dianteiras.

No caso do C-Aircross Concept, o Grip Control contará com cinco funções: Standard, para o uso em vias pavimentadas; Sand, para o uso em pisos arenosos ou muito suaves em que as rodas dianteiras trabalham de forma simultânea; Off-road, atua bloqueando o diferencial central e pode ser usado na lama, grama molhada, dentre outros pisos semelhantes; Snow, para pisos com neve e ajustando a rotação de cada roda que estiver tracionando no momento para oferecer mais controle e, por fim, o Grip Control permite desligar o controle de estabilidade (ESP).

Pelo menos no protótipo, o C-Aircross Concept ainda conta com recursos como o head-up display e o “high-tech rear vision”, onde um conjunto de três câmeras, duas no lugar dos tradicionais retrovisores externos e uma no spoiler de teto projetam para motorista tudo o que se passa nas laterais e na parte traseira do carro.

Outro recurso bem interessante do C-Aircross Concept é a presença de microfones e alto-falantes embutidos nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e traseiros, que permite criar uma “bolha” de som para cada passageiro de forma individual.

Talvez o produto final baseado no C-Aircross Concept possa ser pequeno demais para o mercado brasileiro, onde um SUV precisa no mínimo dar conta de transportar uma família com conforto, porém ele traz em seu design e acabamento muitos elementos que devem estar presentes nos próximos modelos da Citroën. Caso um outro SUV da Citroën para rivalizar com Honda HR-V e companhia seja desenvolvido localmente, é certo que ele deverá compartilhar vários elementos vistos no C-Aircross Concept.  

Vamos esperar a apresentação, em Genebra, para ver se a divisão brasileira da Citroën resolve se pronunciar a respeito. Confira abaixo mais imagens do Citroën C-Aircross Concept

 
 
Citroën C-Aircross Concept
 
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
 
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
 
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
 
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
 
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
 
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept
 
Citroën C-Aircross Concept
Citroën C-Aircross Concept