Conforme antecipamos na semana passada, a Citroën lança esta semana a mais nova integrante da família Picasso de minivans. É a C4 Picasso, com 5 lugares e que seria a sucessora natuaral da Xsara Picasso, versão nacional do modelo.

O bom volume de vendas da versão C4 Grand Picasso, com 7 assentos, motivou a montadora a importar também o modelo de 5 lugares, mas com alguns equipamentos a menos, no caso o teto solar panorâmico.

Na contramão do mercado, que tem direcionado seus lançamentos em crossovers, misto de minivans com utilitários esportivos, a Citroën tem conseguido bons resultados no segmento, com mais de mil unidades vendidas por mês.

Mas a C4 Picasso virá um tanto salgada, com preço de R$ 80 700 e apenas um opcional, o ar quadrizone. Mas a minivan tem alguns argumentos para brigar com os crossovers, entre eles o freio de estacionamento elétrico, a versatilidade interna, o câmbio automático com borboletas e o próprio ar-condicionado por zonas.

O motor é o mesmo do C4 Grand Picasso, um 2.0 16V e cabeçote variável com 143 cv e 17,3 kgfm de torque. A suspensão, no entanto, é semelhante ao de outros C4 e apresenta o mesmo incômodo ao andar sobre superfícies irregulares.

A expectativa da marca é vender 400 unidades do modelo por mês, diminuindo a demanda pelo Grand Picasso para cerca de 200 exemplares, e do mais barato Xsara Picasso, que deverá ficar em 700 carros. Aliás, esse último terá algumas mudanças na linha para evitar sobreposição em alguns segmentos.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/