Não precisava – por já ser um carro especial por natureza –, mas o Golf R tomou do R32 o posto de Golf mais potente já produzido pela Volkswagen, nos 36 anos de história do modelo. Com seus 265 cavalos de potência, extraídos do motor 2.0 TSI do Audi S3, a versão R supera os 250 cv da R32, que usava bloco V6 de 3.2 litros. Combinado com o câmbio DSG de dupla embreagem, o novo propulsor permite ao esportivo chegar a 100 km/h em 5,5 segundos, ou 5,7s quando equipado com uma transmissão manual de seis marchas. A velocidade máxima é limitada a mais do que suficientes 250 km/h.
 
E além de mais potente, o novo hatch é também mais econômico. Segundo a VW, o Golf R faz 12,3 km/l em uso misto (cidade e estrada), o equivalente a 21% a mais que o antigo R32. A tração integral, de acordo com a VW, foi melhorada a ponto de receber nas rodas traseiras até 100% da potência gerada pelo motor. Completam as evoluções dinâmicas do Golf R os freios redimensionados, envolvidos por rodas de 18”, e o opcional DCC, que configura a ação dos amortecedores em três modos: Comfort, Normal e Sport.
 
No interior, destaque para os bancos do tipo concha e o volante, achatado na base. A Volkswagen divulgou uma nova série de fotos do modelo, clicado em Ellmau, na Áustria, local escolhido para sua apresentação oficial na semana passada.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca