Pouco conhecida no Brasil, a Geely é uma fabricante de automóveis de peso. Hoje ela vende mais carros que a Subaru e não está muito distante de uma Mazda ou Citroën. Nada mal para uma marca cuja atuação é pequena no exterior.

Poderia ser melhor se por exemplo a investida no Brasil tivesse dado certo. Em 2014, a marca chegou ao mercado via o Grupo Gandini, também representante da Kia Motors. No entanto, as vendas foram modestas, apesar do preço atrativo de seus modelos. Dois anos depois, a montadora decidiu suspender temporariamente as vendas no país por causa do câmbio elevado além da cota máxima de 4,8 mil carros por ano estabelecida pelo Inovar-Auto.

Enquanto não decide se volta a abrir suas lojas no Brasil, a Geely acaba de chegar à Argentina. Por meio do grupo Fiancar (também representante no Uruguai), a marca chinesa lançou cinco modelos no vizinho, o 515 hatch e sedã, o LC Cross (aqui cotado para chegar como GX2) e o LC (GC2) e Emgrand (EC7), estes dois últimos que constavam do portfólio brasileiro.

Ou seja, a Geely terá uma gama que vai dos compactos urbanos (LC e LC Cross) a um sedã médio passando pela grande novidade na região, os compactos 515, com design mais chamativo e motorização 1.5 litro. Os preços foram parcialmente anunciados e vão 199 mil pesos na versão de entrada do LC (R$ 42 mil) a 349 mil pesos no caso do sedã Emgrand (mais de R$ 73 mil). Como se vê também na Argentina eles estão custando alto.

Marca chinesa mais vendida

Ao contrário do Brasil, onde a marca teve uma estreia discreta, a Geely ambiciona ser a chinesa mais vendida da Argentina. Por enquanto, serão 10 pontos de venda no país, mas a marca não revela qual volume pretende vender.

Embora a resistências aos carros chineses continue elevada, a iniciativa da Geely merece atenção. A montadora deve tornar-se mais conhecida no futuro, à medida que ‘aprende’ com o desempenho positivo da Volvo, marca comprada por ela há alguns anos. Um sinal dessa nova fase é a criação da marca Lynk & Co, com carros que usam a plataforma da empresa sueca, mas que serão vendidos apenas pela internet e com uma estratégia semelhante a da Tesla americana.

 
 
Geely GC2
 
Geely GC2
Geely GC2
Geely EC7 2015
 
Geely EC7 2015
Geely EC7 2015
Geely 515 2016
 
Geely 515 2016
Geely 515 2016
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/