Com Macan, Porsche quer se popularizar

SUV pequeno foi apresentado no Salão de Los Angeles e será o modelo mais barato da marca de luxo no mundo

O Macan Turbo, provavelmente será o veículo mais potente no segmento de SUVs compactos | Imagem: Divulgação

A Porsche resolveu investir em mais um um segmento antes inexplorado pela marca, o de SUVs compactos. Quem a representará na categoria é o inédito Macan, modelo que a marca alemã acaba de apresentar no Salão de Los Angeles. Já confirmado para chegar ao Brasil até maio de 2014, o pequeno utilitário esportivo será a porta de entrada da marca de luxo no mundo, ou seja, seu modelo mais em conta. Estima-se que a novidade custe em torno de R$ 250 mil na versão mais simples - hoje o modelo mais barato da Porsche é o jipão Cayenne V6, que sai por R$ 329 mil. 

Serão oferecidas três versões. O de entrada, Macan S, vem equipado com um motor V6 biturbo 3.0 de 340 cv. Segundo o fabricante, o 0 a 100 km/h é feito em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono, disponível para todas as versões) e o veículo atinge a velocidade máxima de 254 km/h.

Já o Macan S Diesel é o mais econômico dentre as três versões, com consumo entre 15,9 e 16,4 km/l, divulgado pelo fabricante - para efeito de comparação, a versão S está na casa de 11 km/l. Seu motor turbodiesel V6 3.0 desenvolve 258 cv e, segundo a Porsche, com este propulsor o SUV atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

Agora, a cereja do bolo é, sem dúvida, o Macan Turbo, que provavelmente será o veículo mais potente no segmento de SUVs compactos. Equipado com um propulsor 3.6 V6 biturbo (usado pela primeira vez em um modelo Porsche) de nada menos que 400 cv, o conjunto faz com que o utilitário esportivo vá de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Lembre se que estamos falando de um SUV que, embora compacto – mede 4,69 metros de comprimento e 1,92 m de largura - é pesadinho, variando entre 1865 kg e 1925 kg. A velocidade máxima nesta configuração é de 266 km/h.

Para assegurar o bom desempenho, todas as versões do Macan possuem câmbio de sete marchas e dupla embreagem, para trocas mais rápidas sem interferir na força de tração. Falando nisso, o SUV tem tração ativa nas quatro rodas controlada eletronicamente e, pela primeira vez, a marca utiliza em um SUV um sistema de direção eletromecânica. 

As rodas de até 21 polegadas são calçadas com pneus mistos, o que evidencia a dupla personalidade do Macan, que mescla características de esportivo e aventureiro.  De fábrica, há um botão no console central batizado de off-road, que pode ser acionado a até 80 km/h. Esta função reprograma o veículo para enfrentar trechos “casca grossa”. Para percursos difíceis, a distância do solo ainda pode ser aumentada em 40 milímetros graças ao chassi com suspensão a ar e a condução também pode ser melhorada com o sistema de vetorização de torque, ambos opcionais.

Cara de um, focinho de outro

A ideia da Porsche foi criar um veículo esportivo dentro da nova categoria, e convenhamos, atingiu seu objetivo. No design, o Macan – nome que significa tigre no idioma indonésio – embora pareça um mini Cayenne, diferencia-se por reunir elementos de alguns modelos consagrados da marca. Por exemplo, o formato de janela lateral e a linha do teto caindo para a traseira tem um quê do 911, assim como as asas traseiras. Já o formato dos faróis principais é baseado no híbrido apresentado no último Salão de Frankfurt, 918 Spyder. O difusor traseiro em todas as versões é acompanhado em ambos os lados por escapamentos duplos - redondos no Macan S e no Macan S Diesel, e quadrados no Turbo.

Por dentro, a esportividade também ficou evidente. Há volante multifuncional também inspirado no 918 Spyder e os bancos do motorista e do passageiro estão colocados em uma posição baixa, típica dos carros esportivos.

Porsche popular?

O Macan é produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha, onde, segundo a Porsche, foram investidos cerca de 500 milhões de euros para o início da linha de produção - que pode chegar a até 50.000 veículos por ano. O preço final das versões ainda não foi anunciado, mas ficou clara uma intenção de popularização da marca. Para os clientes que sonham em ter um Porshe na garagem esta é, de fato, uma boa notícia.  

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