Compass Série S flex ou 4xe: vale a pena pagar R$ 133 mil a mais pela versão híbrida?

Opção plug-in do Jeep é importada da Itália e chega ao Brasil tabelada em R$ 349.990
Jeep Compass 2022

Jeep Compass 2022 | Imagem: Divulgação

Lançado no Brasil em abril deste ano, o Compass 4xe chega com a importante missão de iniciar a eletrificação da Jeep no país e podemos dizer, após nosso contato inicial com o SUV, que a marca não poderia ter escolhido um produto melhor para tal função. 

Vale a pena começarmos destacando o excelente trabalho realizado pela engenharia da Stellantis na concepção do Compass 4xe. 

Para os amantes do off-road, o Jeep não só conta com tração nas quatro rodas como seu sistema é bem mais sofisticado e interessante. 

Ao posicionar o robusto motor elétrico com 25 kgfm de torque instantâneo entre as rodas traseiras, o Compass 4xe consegue eliminar o eixo cardã e todas as perdas de eficiência encontradas em um sistema 4x4 convencional. 

Na dianteira, outro motor elétrico trabalhando ao lado do 1.3 turbo (só a gasolina) faz com que o SUV entregue 240 cv e vá de 0 a 100 km/h em rápidos 6,8 segundos. Portanto, mesmo que prefere rodar no asfalto também será muito bem atendido pelo modelo. 

Jeep Compass 2022
Jeep Compass 2022
Imagem: Divulgação

É elogiável no Compass 4xe todo o cuidado da Jeep com a interface entre o motorista e o sistema híbrido plug-in, que pode ser facilmente acompanhado – e configurado – por meio da central multimídia. Inclusive, é possível programar os melhores dias e horários da semana para a recarga da bateria. 

O componente pode ser “abastecido” tanto por meio de um wall box ou utilizando o próprio carregador portátil que acompanha o modelo. 

Com a bateria a plena carga, o Compass 4xe é capaz de oferecer autonomia estimada em 44 km, entretanto sabemos que o número pode variar dependendo de diversos fatores, tais como a topografia do terreno, estilo de condução, entre outros. 

Durante nosso tempo com o Compass 4xe, foi possível realizar quase todos os afazeres diários rodando com o SUV apenas no modo elétrico, o qual vai muito bem na cidade. 

Se o motor térmico entra em operação, o Compass 4xe oferece médias de 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada, valores muito convidativos. 

Com a referência do consumo urbano, a autonomia do Jeep pode superar 920 km, um feito notável. 

Jeep Compass 2022
Jeep Compass 2022
Imagem: Divulgação

Mas vale a pena? 

Talvez o maior entrave para que o Compass 4xe possa figurar em mais garagens pelo país fique mesmo por conta do preço. 

O SUV eletrificado importado da Europa custa hoje R$ 349.990 na maior parte do território nacional. O Compass Série S produzido em Goiana (PE), por sua vez, custa R$ 216.990 e traz somente o motor 1.3 turbo flex sem qualquer auxílio da eletrificação. Estamos falando, portanto, de uma diferença de R$ 133 mil a favor do SUV nacional. 

Vale destacar que o Compass Série S nacional está longe de oferecer a mesma eficiência, com um consumo urbano com gasolina na casa de 10,2 km/l. O Jeep produzido aqui também não é tão veloz quanto o irmão eletrificado e conta apenas com tração dianteira. 

A grande questão é que, mesmo com o consumo muito menor do Compass eletrificado, a abissal diferença de preço entre as duas configurações mecânicas demanda um tempo consideravelmente grande para que o Compass 4xe “se pague”. 

Jeep Compass 2022
Jeep Compass 2022
Imagem: Divulgação

Em números 

Traduzindo em números, para um motorista que percorre 50 km por dia e com o custo médio da gasolina a R$ 7,29 o litro (dado da ANP), seriam necessários 17 anos para amortizar a diferença de preço entre o Compass convencional e o eletrificado. 

Também simulamos se esse mesmo motorista fosse capaz de ir além da autonomia em modo elétrico declarada pela fabricante e conseguisse cumprir toda sua rotina diária com o Compass 4xe preservando o motor a combustão desligado.  

Levando em conta o custo médio do kWh de R$ 0,92 (em São Paulo) e todas as recargas necessárias, o tempo para equalizar a diferença de R$ 133 mil entre os dois Compass cai para 14 anos, o que ainda é elevado.  

Jeep Compass 2022
Jeep Compass 2022
Imagem: Divulgação

Perfil 

É fato que, além da mecânica sofisticada, o Compass 4xe acrescenta alguns diferenciais em relação ao Compass Série S nacional, como, por exemplo, as câmeras 360º e o sistema de som premium da Alpine com 506 W de potência. 

O fato do Compass 4xe compartilhar muitas peças com o irmão nacional também é algo que reduz seu custo de manutenção, o que deve ser levado em conta por quem está pesquisando um híbrido plug-in. 

Segundo a Jeep, as revisões do Compass 4xe devem ser realizadas a cada 15 mil km. Os valores são de R$ 652 para a primeira (15 mil km), R$ 1.056 para a segunda (30 mil km), R$ 652 para a terceira (45 mil km), R$ 1.982 para a quarta (60 mil km) e R$ 890 para a quinta (75 mil km). 

Se não é uma escolha que compensa quando analisada na ponta do lápis, como apontaram nossas contas, fica claro que o Compass 4xe é direcionado muito mais a um consumidor que tem a vontade de migrar para um carro híbrido plug-in pelas mais diferentes razões, entre elas a questão ambiental. 

Apesar de muito mais caro do que o Compass Série S flex nacional, o irmão eletrificado inegavelmente brinda quem estiver disposto a pagar por ele com um excelente projeto.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!