Conceito T-Roc pode antecipar visual do novo Tiguan

Volkswagen utiliza plataforma do Golf para desenvolver pequeno conceito de crossover; versão de produção ainda não foi confirmada

A motorização é a mesma utilizada no Golf GTD, um 2.0 litros turbo diesel de 184 cv | Imagem: Divulgação

Na semana que antecede o Salão de Genebra, a Volkswagen confirma a estreia do conceito T-Roc, uma espécie de mini SUV da marca. O T-Roc compartilha com o Golf a plataforma MQB (Matriz Modular Transversal), mais leve e resistente, também utilizada pelo Audi A3 e, de acordo com a marca, se por acaso o protótipo ganhar uma versão de produção, será posicionado abaixo do Tiguan.

Apesar disso, em relação ao design, a Volks adianta que o T-Roc é “uma prévia dos futuros SUVs”. Ou seja, ele pode antecipar o visual do próprio Tiguan de segunda geração. A carroceria de duas portas lembra o estilo cupê, com 4,17 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,50 m de altura. Equipado com as 19 polegadas, o mini SUV pesa 1.420 kg, diz o fabricante.

Não é só a arquitetura e o porte que o T-Roc compartilha com o famoso hatch da Volks, a motorização é a mesma utilizada no Golf GTD, um 2.0 litros turbo diesel de 184 cv e 38,74 kgfm de torque. O resultado da combinação, segundo a montadora alemã, é um 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima superior a 210 km/h.

O conceito ainda utiliza o câmbio DSG de 7 velocidades e possui a tração integral 4MOTION da VW. O sistema conta com três modos de condução: Urbana, Off-Road e neve. Cada modo modifica as reações do sistema de tração e facilita a condução nos mais diversos terrenos. Mais imagens e detalhes do interior serão revelados em breve.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!