Conheça o novo carro de Barack Obama

Presidente eleito dos Estados Unidos toma posse na próxima terça-feira e ganha um novo Cadillac One, fornecido pela General Motors

Cadillac One de Barack Obama | Imagem: General Motors

Numa época em que só se fala de veículos elétricos, híbridos e ecológicos, é uma imensa ironia ver o novo Cadillac One, limusine desenvolvida para o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Pesando toneladas, graças a pesada blindagem e os equipamentos de segurança, o veículo é uma adaptação do sedã DTS, que estrrou na função em 2004.

Obama estreará sua versão do Cadillac One na próxima terça-feira, dia 20, durante a cerimônia de posse e verá que o modelo está mais moderno e seguro. Ao custo de US$ 450 mil, a limusine incorpora novos sistemas de comunicação capazes de tornar seu assento uma extensão do Salão Oval da Casa Branca. Há desde monitores de LCD até o famoso telefone vermelho, com qual se comunica com o vice-presidente e o Pentágono.

O veículo, inclusive, embarca em todas as viagens para o exterior que o mandatário faz, por medida de segurança. Segurança, aliás, que está reforçada com câmeras de visão noturna, armamento pesado e até gás lacrimogênio.

A preocupação com os tempos em que os presidentes andavam em carros abertos é tamanha que hoje, mesmo com toda a proteção, o Cadillac One transporta bolsas com o sangue do presidente para casos de transfusão de emergência.

Apesar do peso e das dimensões generosas – são 5,5 m de comprimento –, o DTS de Obama consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 15 segundos, tempo equivalente ao de populares brasileiros. No entanto, seu motorzão consome um litro de gasolina a cada 2 km percorridos, bem no espírito do norte-americano, ao menos até antes da crise financeira.

Para conhecer outros detalhes do Cadillac One, veja o infográfico na galeria de imagens ao lado.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas