Denatran limita volume de carros importados por independentes

Orgão quer adequar o número de veículos às quantidades permitidas pelo Ibama

"Apenas" 20 Bugatti Veyron poderão ser importados anualmente | Imagem: divulgação

O direito de ir e vir de Bugatti Veyron pelo Brasil ficou ainda mais restrito. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou no Diário Oficial nessa quarta-feira (3) uma nova medida que determina a quantidade de veículos que podem ser trazidos ao país por importadores independentes. A ação, que também vale para veículos com duas e três rodas, pode atingir diretamente as lojas que vendem modelos muito exclusivos.

No texto oficial, a entidade afirma que a medida é uma forma de adequar o volume de carros importados por independentes ao autorizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

Com a modificação da portaria, essas empresas serão permitidas a importar somente 20 unidades de uma determinada marca, modelo e versão por ano. Já o total de modelos trazidos de fora do país por essas empresas não poderá passar de 100 unidades.

A atualização da lei contempla somente casos de importação de veículos por pessoa física ou jurídica sem vínculo oficial ou representação comercial com a fabricante.

Motos entram na roda

Importadores independentes de motocicletas e triciclos poderão trazer do exterior no máximo 50 unidades de uma mesma marca, modelo e versão. Como a medida para importadores de carros, o volume total para esse mote também é restrito a 100 veículos por empresa. A limitação da quantidade de importação de veículos não se aplica a empresas que compram guindastes autopropelidos para revenda.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas