Detran SP libera licenciamento eletrônico

Pagamento pode ser realizado no atendimento pessoal, por auto-atendimento ou bankline

Novo Fiat Uno Way | Imagem: Divulgação

Se você é morador do estado de São Paulo fique atento ao licenciamento do seu veículo. Nesta região está disponível desde o dia primeiro de janeiro a opção do licenciamento eletrônico antecipado, no qual você efetua o pagamento junto com a cota única ou a terceira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).
 
Caso o proprietário opte por este meio, ele deverá pagar um valor de R$ 62,70 mais a taxa de envio pelos Correios de R$ 11,00. É importante manter os dados atualizados, pois o novo documento de licenciamento será entregue no endereço cadastrado no sistema do Detran de São Paulo.

Veja também: Gasolina barata pode sair (muito) caro

Para realizar o pagamento da taxa, o motorista deve ir a um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, BMB, Bradesco, Citibank, HSBC, Itaú, Safra ou Santander) e apresentar o número do Renavan ou o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de 2011. O pagamento também pode ser feito através do bankline ou nos terminais de auto-atendimento desses mesmos bancos.
 
No licenciamento eletrônico antecipado o veículo não pode ter mais de 15 multas, restrições judiciais ou bloqueios administrativos, como o de furto ou comunicação de venda. O carro também tem que ter sido aprovado na inspeção ambiental de 2011. Caso isso não tenha acontecido, em vez de receber o documento de licenciamento, o proprietário receberá um comunicado com instruções para regularizar a situação do automóvel.
 
Vale ressaltar ainda que, independente da opção de pagamento, o veículo não pode ter débitos de multas, IPVA ou seguro obrigatório pendentes. Quem não optar por essa modalidade poderá seguir com o calendário anual de acordo com a placa do carro.

Para mais informações basta acessar o site http://www.detran.sp.gov.br/ e clicar na opção “Licenciamento eletrônico de veículo” na aba “veículos".

Assine a newsletter semanal do AUTOO!