Em 2021, Corolla Cross não foi páreo para o Compass
Novo SUV da Toyota estreou bem, mas perdeu ritmo com problemas de produção. Outro estreante, Taos não passou de figurante na subcategoria
- Compartilhe
Praticamente sozinho em sua ‘categoria’ até 2020, o Jeep Compass finalmente teve um oponente à sua altura, o Corolla Cross. Mas o SUV ‘meio-médio’ da Toyota não chegou a incomodar de fato o modelo da Stellantis desde sua estreia, em abril.
É fato que o Corolla Cross teve um início de vendas promissor, atingindo mais de 5 mil unidades em julho, porém, as dificuldades enfrentadas pelas montadoras em relação ao fornecimento de componentes eletrônicos, afetou a produção, que despencou no final do ano.
Ao mesmo tempo, o Compass recebeu sua primeira grande atualização visual e tecnológica, o que certamente colaborou para que ele ganhasse um novo impulso de vendas. Assim como o Toyota, também ele experimentou dificuldades na linha de montagem nos últimos meses de 2021.
A outra promessa no segmento foi o Taos, SUV que a Volkswagen passou a produzir na Argentina. Mas o modelo nunca chegou a ter uma procura semelhantes aos seus concorrentes. No melhor mês, em outubro, foram apenas 1.682 unidades emplacadas.
No fim, o Compass terminou o ano com quase 71 mil unidades emplacadas contra 34,3 mil do Corolla Cross – o Taos teve somente 7,7 mil veículos vendidos no acumulado de 2021. Vale lembrar que ele e o Toyota só chegaram às lojas em meados do ano.
O cenário para 2022 pode ser um pouco diferente, sem tanta interferência nas linhas de montagem e com os três SUVs já estabelecidos no mercado. Será que o reinado da Jeep estará ameaçado? A conferir.
- Compartilhe
Veja outras colunas
VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro
24/02/2024 05h05Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados
Picape Titano será um desafio duro para a Fiat
12/02/2024 10h00Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana
Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking
06/02/2024 09h48Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%