Empresa cria cadeira de rodas off-road

Companhia austríaca cria cadeira elétrica movida por esteiras rolantes para encarar os terrenos mais difíceis

Ziesel cria veículo elétrico off-road radical e exótico | Imagem: Divulgação

A Ziesel, ou, do alemão, esquilo do campo, é uma cadeira de rodas. Mas, ao contrário das cadeiras de rodas convencionais, esta encara trechos fora de estrada graças a suas esteiras rolantes, que tem funcionamento semelhante as esteiras dos tanques de guerra. O produto é a mais nova criação da companhia austríaca Mattro Mobility Revolutions.

Apesar de sua aparência pouco usual, o Ziesel tem tudo para agradar a muita gente com necessidades especiais. Suas esteiras encaram terrenos difíceis onde veículos convencionais de auxilio a deficiêntes não chegariam. A cadeira ainda se diz amiga do meio ambiente, fazendo uso de dois motores elétricos.

Estes motores dão um rendimento respeitável ao veículo. Com velocidade máxima de 35 km/h, a Ziesel pode rodar por até 8 horas com suas baterias de íon de lítio. Sistemas de aquecimento possibilitam a cadeira encarar trechos de baixas temperaturas e faróis de LEDs auxiliam na visibilidade.

Veja também: Pernas robóticas da Honda ajudarão deficientes físicos a andarem

Para o “rolar” da Ziesel, joysticks auxiliam como acelerador e direção. Com 245 kg, incluindo a bateria, a cadeira ainda tem torque suficiente para puxar um pequeno arado ou um carrinho cheio de malas, por exemplo.

A cadeira de rodas da Ziesel é vendida na Europa a partir de 21.710 euros, cerca de R$ 68 mil.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise