Empresa cria capacete 'invisível'

Capacete-airbag para ciclistas pode ser três vezes mais seguro do que modelos convencionais

Empresa sueca cria capacete-airbag | Imagem: Divulgação

A empresa sueca Hövding desenvolveu um capacete-airbag para ciclistas. Parecido com uma espécie de cachecol, o dispositivo dispara uma bolsa inflável no formato de capacete que envolve a cabeça do usuário em caso de acidente. O equipamento já está à venda na Europa, onde é possível encontrá-lo por 399 euros, cerca de R$ 1.300 (sem incluir os impostos).

Ao contrário dos outros capacetes de ciclismo, o capacete “invisível”, como a própria Hövding se refere ao produto, é usado como um colar em volta do pescoço. Ainda segundo a companhia, o modelo é o capacete para ciclistas mais seguro do mundo, oferecendo uma proteção até três vezes maior que seus principais concorrentes.

Para funcionar, sensores ficam em constante monitoramento dos movimentos do ciclista. No caso do sistema detectar uma mudança anormal na velocidade ou no ângulo de inclinação, o capacete é inflado em cerca de um décimo de segundo.

Veja também: Empresa cria capacete inteligente

O capacete da Hövding possui baterias de íons de lítio com carga suficiente para garantir 18 horas de uso. Após este período, alarmes alertam que o equipamento necessita uma nova recarga, esta que pode ser feita em algumas horas em uma tomada doméstica.

Outros pontos positivos do capacete sueco são o estilo e o bem-estar que transmite aos usuários. O equipamento, que é destinado a adultos, aparentemente proporciona uma experiência mais natural de uso e pode ser escondido por roupas, ficando completamente invisível. O estilo, então, é inegável: muito mais bonito do que um capacete convencional.

O capacete-airbag, ou capacete invisível da Hövding, bem que poderia um dia virar um equipamento para motociclistas e, quem sabe, para praticantes de outros esportes radicais também. Torcida para que este cenário se torne realidade é o que não falta.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil