Endividada, SsangYong pode ser comprada pela Chery

Marca sul-coreana é hoje controlada pela indiana Mahindra. Registrando fortes prejuízos, empresa pode mudar de mãos
SsangYong Korando 2019

SsangYong Korando 2019 | Imagem: Divulgação

A SsangYong teve uma presença pequena no mercado brasileiro, tendo comercializado apenas 39 unidades em 2019 e com o último lançamento - os SUVs da linha Tivoli - ocorrendo em 2017. O baixo volume não afeta apenas as operações nacionais e a marca sul-coreana, hoje nas mãos da indiana Mahindra, vem acumulando prejuízos.

Como parte de um plano de reestruturação por conta da pandemia da Covid-19, a Mahindra demonstrou interesse em vender os 75% de participação acionária que possui na SsangYong, embora poucas empresas tenham mostrado interesse. Citando fontes ligadas à montadora daquele país, o site sul-coreano Pulse News, afirma que um representante da Chery teria sido visto na fábrica da marca em Pyeongtaek (Coréia do Sul).

SsangYong XLV 2018
SsangYong XLV 2018 que foi comercializado no Brasil
Imagem: Divulgação

Tais informantes teriam dito ainda que o representante da chinesa Chery estava acompanhado por consultores de venda da Samsung Securities & Co. e da Rothschild & Co, indicando uma sondagem dos ativos atuais da Ssangyong Motors. Em uma negociação grande como essa, e comum que os interessados façam uma avaliação da saúde da companhia a ser adquirida antes de se fazer uma oferta. Até março de 2020, a SsangYong tinha uma dívida de 389,9 bilhões de won (cerca de R$ 1,8 bilhão) a ser quitada nos próximos 12 meses.

De acordo com a publicação, o interesse da Chery em comprar a participação majoritária na SsangYong das mãos da Mahindra faria parte de uma estratégia maior de internacionalização da marca chinesa. Com essa movimentação, a Chery estaria de olho em transformar as operações sul-coreanas da SsangYong no seu entreposto de referência para a construção de veículos elétricos fora da China. Apesar disso, tanto a Chery quanto a SsangYong negaram quaisquer tipos de negociações.

SsangYong Korando 2020
SsangYong Korando 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!