Entre SUVs compactos da Stellantis: Jeep Renegade ou Fiat Fastback?

Modelos adotam estratégias diferentes e miram em consumidores distintos, mas qual entrega mais na faixa de R$ 150 mil?
Fiat Fastback e Jeep Renegade

Fiat Fastback e Jeep Renegade | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Com a estreia do Fiat Fastback, passamos a contar com uma situação interessante dentro do portfólio nacional da Stellantis. A partir de agora, a empresa passa a atuar na categoria de SUVs compactos com dois representantes, no caso com o Jeep Renegade fazendo companhia ao produto recém-lançado da marca italiana. 

Apesar de Renegade e Fastback flertarem com públicos distintos, é inegável que a dúvida entre eles pode surgir para o consumidor durante suas pesquisas. Mas qual deles entrega um conteúdo superior tendo como base o valor gasto? 

Ao olharmos os portfólios dos dois modelos, encontramos na gama Renegade apenas a oferta do motor 1.3 turbo flex. Portanto, para tornar a “competição” mais justa, vamos tomar como referência, no caso do Fastback, a configuração Limited Edition Powered by Abarth, a única no leque de versões do Fiat a contar com o mesmo propulsor sob o capô. 

Sendo assim, temos o Fastback em questão tabelado em R$ 149.990. Olhando para a gama Renegade, o valor já torna possível a aquisição do Jeep na versão intermediária Longitude, a qual custa R$ 147.990 na maior parte do território nacional. 

Antes de entrarmos na questão do custo-benefício propriamente dito, vale algumas ressalvas importantes sobre a parte técnica dos dois SUVs. 

Carroceria

O Jeep Renegade foi concebido sobre uma plataforma (Small Wide) mais sofisticada, por assim dizer, a qual lhe confere, entre outros diferenciais, o refinamento da suspensão independente nos dois eixos, além do freio a disco nas quatro rodas.  

O Fiat Fastback, por sua vez, aposta no design arrojado e muito bem esculpido, o qual lhe rendeu ainda um generoso porta-malas com capacidade para 516 litros de acordo com o padrão VDA tradicionalmente aceito. 

Na comparação entre as medições líquidas, enquanto o Renegade oferece compartimento para 385 litros, o Fastback em condições equivalentes registra 600 litros de capacidade, tornando o Fiat quase imbatível dentro da categoria nesse quesito. 

O Fastback consegue oferecer um porta-malas tão bom graças ao comprimento (4,42 m) consideravelmente superior em relação ao Renegade (4,26 m), porém o Fiat perde no entre-eixos (2,53 m contra 2,57 m do Jeep) e na largura (1,77 m vs. 1,80 m para o Renegade). 

Portanto, apesar do porta-malas gigante, o Fastback tem uma cabine ligeiramente mais acanhada em relação ao Renegade. 

Mecânica

Com o mesmo conjunto motor e câmbio (automático 6 marchas), o Fastback topo de linha e o Renegade intermediário dispõem de até 185 cv e 27,5 kgfm, entretanto, por ser consideravelmente mais leve (172 kg), o Fiat oferece desempenho melhor e consome menos combustível. 

Segundo os dados da própria Stellantis, temos no Fastback Limited Edition Powered by Abarth um 0 a 100 km/h executado em 8,1 segundos quando o SUV recebe etanol. O tempo, no caso do Renegade Longitude, sobe para 8,8 segundos. 

Em termos consumo, o Fastback acusa parciais de até 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina. No Renegade Longitude, as médias ficam em 11 e 12,8 km/l, respectivamente. 

Custo-benefício 

No geral, tanto o Fastback Limited Edition Powered by Abarth quanto o Renegade Longitude oferecem um ótimo conteúdo de itens de série. 

Temos nos dois SUVs o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, rodas de liga leve aro 18”, revestimento interno de couro, faróis e lanternas full-LED, ar-condicionado automático digital (com 2 zonas no Renegade), sensor de estacionamento, câmera de ré, entre outros itens. 

O Jeep tem a vantagem dos 6 airbags propriamente ditos, enquanto o Fastback oferece 4 bolsas infláveis, sendo que a lateral também oferece suporte para a cabeça do motorista e passageiro. 

O Renegade sai de fábrica com uma central multimídia de 8,4”, enquanto a tela no Fastback é mais generosa (10,1”). O Fiat oferece ainda a comutação automática do farol alto e o sensor de estacionamento dianteiro, enquanto o Jeep é capaz de identificar placas de trânsito. 

Conclusão 

Por mais que o Jeep Renegade Longitude apresente alguns diferenciais técnicos, é possível constatar que o Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth conta com o conjunto mais equilibrado. 

Por ser mais leve, o Fiat consegue entregar números de performance ainda melhores em relação ao Jeep, sem falar nos ganhos discretos em consumo. 

Design à parte, uma vez que estamos falando de algo subjetivo, é fato que o Fastback mostra-se um automóvel mais versátil graças ao amplo porta-malas acompanhado por uma cabine não muito inferior em termos de sensação de espaço na comparação com o Renegade. 

O Fiat oferece também um habitáculo mais envolvente, com destaque para a central multimídia maior. O fato dele contar ainda com o farol alto com comutação automática é algo a ser pontuado.  

Logo, se você não tem um preferido logo de cara ao olhar para Renegade e Fastback, ao analisarmos com lupa o que cada um dos “primos” entrega, o Fiat desponta como a escolha sensata. 

Para encerrarmos, talvez um grande apelo para o Jeep Renegade daqui em diante fique por conta de seus catálogos topo de linha (Série S e Trailhawk), únicas opções no segmento a combinarem motorização turbo flex com sistema de tração integral. Contudo, é necessário gastar ao menos R$ 171.990 para estacionar uma das versões 4x4 na garagem. 

Fiat Fastback e Jeep Renegade

Fiat Fastback e Jeep Renegade

Versão topo Limited Edition Powered by Abarth contou com boa procura desde a estreia do Fastback

Versão topo Limited Edition Powered by Abarth contou com boa procura desde a estreia do Fastback

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise