Escolha o carro certo para a sua mãe

Cada uma tem um estilo e necessidades próprias, por isso nada mais justo que um carro adequado

Para mães espaçosas: Citroën C4 Grand Picasso | Imagem: Divulgação

“Filho, o que você vai dar para a mamãe esse ano?”. Não adianta, uma hora ou outra nós temos que deixar o posto de crias bem tratadas e devemos bajular aquelas que nos colocaram neste mundão. Para comemorar o Dia das Mães – e provar que carro não é só mais uma coisa de marmanjo – resolvemos separar os 10 carros que toda mãe deveria, gostaria ou poderia ter.

E é claro que cada mãe tem seu jeitinho especial, então não vamos generalizar. Separamos os carros em grupos diferentes, para que você descubra em qual ela se encaixa e não erre o presente. Boa escolha e parabéns, mamães!

Para mães espaçosas: Citroën Grand C4 Picasso

Sua mãe é daquelas que levam um mundo de coisas no carro? Se a resposta for sim, um dos carros mais indicados para ela é o Citroën Grand C4 Picasso, pois a versão mais curta talvez não seja o suficiente. Com espaço para 7 ocupantes e um porta-malas (de até 1.951 litros) para levar meio supermercado para casa, a minivan francesa ainda é um carro agradável de guiar e também de fácil condução, pois conta com uma vasta área envidraçada, câmbio automático e direção com assistência elétrica bem “levinha”. Outros mimos desse carro são a geladeira no painel, uma série de comandos no volante (de som, computador de bordo, Cruise control...) e uma decoração interna de bom gosto.

Para mães compactas: Volkswagen SpaceFox

Partimos do princípio de que toda mãe precisa (muito) de um bom porta-malas, mesmo se a preferência dela for por carros de pequeno porte. Neste caso, uma boa escolha é a perua compacta Volkswagen SpaceFox. Disponível em versões com câmbio manual ou semi-automático (I-Motion) e até aventureira (SpaceCross), o modelo é equipado com motor 1.6 8V da VW, que rende bem tanto no desempenho de aceleração quanto no consumo de combustível, que é baixo. Já o conforto é garantido pelo bom acerto da suspensão, macia na medida certa para a cidade, e o bom isolamento acústico.

Para mães superesportivas: Audi RS6 Avant

Para mães que têm “pé de chumbo”, mas que não abrem mão de um avantajado espaço interno e boa capacidade no porta-malas, existe um carro na medida certa: Audi RS6 Avant. Trata-se da perua superesportiva da marca dos quatro anéis, que traz debaixo do longo capô o poderoso motor 5.0 V10 biturbo de 580 cv (o mesmo da Lamborghini Gallardo) que leva o veículo a velocidades próximas dos 300 km/h com ou sem bagagem no enorme porta-malas para até 1.660 litros. Sua mãe vai gostar tanto desse carro que ela nunca o deixará dirigi-lo.

Para mães off-road: Porsche Cayenne

Encarar estradas de terra com carros convencionais é uma tarefa um tanto desagradável. Imagine o que sua mãe pensaria sobre isso? Por isso mesmo ela precisa de um Porsche Cayenne, em qualquer versão. Com suspensão alta e equipado com tração integral (sem falar no motorzão) o jipe alemão ainda é um dos carros mais confortáveis da atualidade, sem falar no notável bom gosto do acabamento interno. Faça um favor a sua mãe e tire ela da lama com estilo, ela merece!

Para mães cults: MINI Countryman

Sua mãe é ligada em novas tendências e sempre anda com roupas da moda? Então ela vai A-D-O-R-A-R o MINI Countryman. Diferente do Cooper, esse modelo é maior, muito mais espaçoso e possui quatro portas, o que facilita muito o acesso a parte traseira do carro – no modelo menor é preciso um certo contorcionismo. Além disso, o carro pode ser personalizado de infinitas maneiras, com adesivos e cores diferentes para o teto e o restante da carroceria. E claro, ela certamente vai achar o carro uma gracinha. Prepare-se, sua mãe terá um novo xodó caso escolha o simpático jipinho britânico.

Para mães modernas: Land Rover Range Rover Evoque

O Evoque não é um SUV tradicional. Além de muito bonito, o mais novo modelo trazido pela Land Rover agrega uma série de complementos tecnológicos e modernos. Ele seria uma ótima opção para aquela mãe antenada no mundo da moda, que gosta de seguir tendências e desfrutar de bons momentos no shopping. O espaço não é grande – ele leva bem apenas 4 ocupantes - mas o motor 2.0 de 240 cv será uma grande ajuda para não perder a hora no cabelereiro.

Para mães joviais: Kia Soul

Um compacto sul-coreano, com bom espaço interno e uma direção extremamente leve. Este é o Kia Soul, uma mistura de SUV e hatch que deu muito certo no Brasil. Agora com motor 1.6 16V flex, o modelo despeja 126 cv abastecido com etanol. Infelizmente, a marca não caprichou muito no porta-malas, mas se a sua mãe não precisa de tanto espaço, porém preza por um visual mais jovem e uma posição de dirigir elevada, o Kia Soul será uma alternativa interessante. 

Para mães básicas: Fiat Idea

Sua mãe é daquele tipo que prefere não abusar da maquiagem? Já não exagera nas roupas? Gosta de uma vida tranquila e sem muitos abusos? Nós temos a solução para ela também. O Fiat Ideia segue a mesma linha do Soul, com a posição de dirigir elevada e um status elevado, porém ele é menos “modernoso” e fica mais na linha dos “carros comuns”, o que não é nenhum problema par ao dia a dia. E para as mães aventureiras, tem até a versão Adventure.

Para mães executivas: Toyota Corolla

Um Corolla não é um carro para uma mamãe comum. Caso sua coroa seja aquele tipo de mulher que gosta de mostrar às amigas como andam as coisas, além de sempre chegar muito bem numa reunião ou num jantar, este sedã consegue se encaixar em todas as situações. Fora isso, a dirigibilidade do Corolla é ótima, o carro é silencioso e o bom motor 1.8 16V responde de forma rápida no trânsito caótico. O espaço para viajar também é bastante satisfatório e os porta objetos ajudarão na hora de guardar a maquiagem.

Para mães versáteis: Renault Gran Tour

Carro cheio? Compras? Irmão mais novo? Calma, sua mãe merece um carro que consegue fazer mil coisas ao mesmo tempo – igualmente a ela. O Grand Tour, além de contar com um preço muito competitivo, já sai das concessionárias muito bem equipado com ar-condicionado, câmbio automático, direção hidráulica entre outros mimos. O visual do carro também tem seu charme, mesmo não sendo dos mais modernos, nenhuma mãe vai se sentir cafona dentro de um Gran Tour. E na hora de levar a criançada para viajar, o espaço interno vai deixar ela tão feliz que o seu presente do dias das crianças já vai estar garantido.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!