Fiat Aegea chega para substituir o Linea em 40 países

Aposta da Fiat para segmento de sedãs médios trará gama de versões com quatro motores

Fiat Aegea | Imagem: Divulgação

Sem grandes novidades no segmento de sedãs médios desde o lançamento do Linea, há pouco mais de sete anos, a Fiat apresentou nesta quinta-feira (21) durante o Salão de Istambul, na Turquia, o Aegea, que chega para ser a nova aposta da montadora italiana para a categoria. O modelo foi projetado pelo centro de design do Grupo FCA, na Itália, e desenvolvido na Turquia, onde será fabricado (na planta de Bursa) e exportado para mais de 40 países.

O novo Fiat Aegea mede 4,5 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,48 m de altura, com distância entre-eixos de 2,64 m. De acordo com a fabricante, o sedã tem espaço suficiente para 5 ocupantes. O porta-malas, por sua vez, acomoda até 510 litros. Ou seja, ele é maior que o Linea, sobretudo na largura e no porta-malas

No visual, o modelo traz como destaque a grade de formato trapezoidal com dezenas de filetes cromados, fazendo junção com os faróis espichados, além das lanternas traseiras ao estilo bumerangue. Já no interior, há sistema multimídia UConnect com tela sensível ao toque de 5 polegadas, navegador TomTom, câmera de ré e reconhecimento de voz.

O Aegea será oferecido com quatro motores, sendo dois a gasolina e outros dois a diesel da linha MultiJet II, com potências entre 95 e 120 cavalos, associados a uma transmissão manual ou outra automática. A Fiat, porém, não divulgou especificações do conjunto mecânico do modelo, mas adiantou que a versão mais econômica terá consumo médio de 25 km/l.

Plataforma do Jeep Renegade

As vendas do Fiat Aegea deverão ter início em novembro. O Brasil, porém, não aparece nos planos da empresa para vender o novo sedã. Comenta-se que a Fiat Brasil terá uma solução própria para substituir o Linea e também o Bravo, mas produzir o Aegea em Pernambuco, onde está sua nova fábrica, não seria uma tarefa tecnicamente impossível já que o sedã usa a base do monovolume 500L, a mesma que deu origem ao Renegade, da Jeep, e servirá também para a inédita picape que a marca lançará no final deste ano.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas