Fiat ignorou fim do IPI

Líder de vendas emplacou quase o mesmo volume de setembro, último mês com o maior desconto do imposto

Fiat Linea Absolute | Imagem: Fast Driver

Nem a volta do IPI – em doses menores, é verdade – foi capaz de frear o ânimo do consumidor brasileiro por novos automóveis. Em outubro, o primeiro mês sem o benefício total concedido pelo governo federal, o total de emplacamentos foi o 3º melhor do ano, só perdendo para setembro e junho quando a notícia do fim do desconto no imposto promoveu uma corrida às concessionárias.

Foram quase 281 mil emplacamentos no mês passado, queda de 5,2% em relação a setembro – o melhor mês da história -, mas alta fortíssima se comparada a 2008: 25,1% ou mais de 56 mil unidades a mais que outubro de 2008.

Fiat quase igualou mês passado

A líder do mercado quase não percebeu o efeito do fim do desconto no IPI. Suas vendas atingiram 67 985 unidades, apenas 1 936 carros a menos que em setembro. Volkswagen e Chevrolet acusaram mais o golpe e caíram 10% e 11%, respectivamente.

A Honda, 5ª colocada no acumulado do ano, teve um mês ruim: queda de 19% nos emplacamentos. Até mesmo o City perdeu vendas, mas o sedã Civic é que mais sentiu a concorrência interna e já pode ser ultrapassado pelo rival Corolla em novembro.

E os coreanos continuam a surpreender. A Hyundai  conseguiu o inédito 8º posto em outubro, superando a dupla Peugeot e Citroën e ficando próxima da Toyota. Foram 8 709 unidades, a maior parte delas de Tucson (3 412) e i30 (2 510). A Kia também fez bonito: o compacto Picanto teve 628 vendas, e o Sportage, irmão do Tucson, 948. Soul e Cerato, as vedetes da linha, ainda sofrem com a dificuldade de importação causada pela produção no limite da fábrica da montadora na Coréia do Sul.

Entre os importados, a BMW voltou a vender bem. Foram 643 unidades, 11% a mais que em setembro e que a torna a marca premim mais vendida do país hoje, à frente da Mercedes-Benz.

Confira nos links abaixo o ranking completo de vendas:

Ranking das marcas mais vendidas em outubro
Marcas mais vendidas em 2009

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas