Fiat inicia construção de sua segunda fábrica no Brasil

Marca deve produzir novo subcompacto, resultado do projeto 344, nessa unidade

Logo da Fiat | Imagem: Divulgação

A Fiat iniciou na segunda-feira (17) a construção da sua segunda fábrica no Brasil. Nessa primeira etapa, que deve durar cerca de 90 dias, será implantado o canteiro de obras no terreno, o que envolve, por exemplo, o levantamento de escritórios de campo.

De acordo com a montadora, por ora a obra mobilizará cerca de 100 colaboradores diretos e indiretos, número que deve crescer para aproximadamente 7.000 profissionais quando estiver em ritmo pleno.

Localizada em Goiana (PE) e com um terreno que ocupa um total de 14 milhões de metros quadrados, a nova fábrica da Fiat entrará em operação já em 2014 e terá, além da área de produção, centros de capacitação e treinamento, de pesquisa e desenvolvimento, além de uma pista de testes e campo de provas, sendo este último o único que a marca terá fora da Itália.

Leia também: Palio e Grand Siena ganham opção de teto solar Sky Wind

O que será feito por lá?

Essa nova unidade de produção da Fiat deverá ser a responsável por produzir um novo compacto que entrará no lugar do veterano Mille. Esse carro, chamado pelo código 344 (ou Projeto 344), será o novo “superpopular” da marca italiana no Brasil e concorrerá com o futuro Volkswagen Up! nacional.

Existem poucas informações sobre esse modelo, mas sabe-se que ele deverá compartilhar plataforma e diversos componentes com outros compactos da marca, como os novos Uno e Palio.

Além disso, deverá ser ele o primeiro carro da Fiat a usar o novo motor SGE bicilindro de 0.9 litro com tecnologia MultiAir, em que a marca já trabalha para adaptá-lo à gasolina brasileira.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!