Fiat Punto ganha versão van na Europa

Carro para o trabalho pode carregar até 520 kg no compartimento de carga

Fiat Punto Van | Imagem: Fiat

Quem disse que veículo de carga não pode ter estilo? A divisão britânica da Fiat quebrou a regra e lançou uma versão “van” do Punto, carro que foi desenhado pelo conceituado estúdio Italdesign Giugiaro. Disponível no Reino Unido por ₤ 10.990 (cerca de R$ 33.600, sem contar impostos brasileiros), o modelo é uma espécie de Fiorino inglês, o veículo de carga baseado no veterano Mille.

Além da adaptação para o trabalho, que excluiu os bancos traseiros, o Punto Van conta com equipamentos de causar inveja ao modelo de passeio fabricado em Betim (MG).

A versão de carga já vem equipado de série com mimos como airbag duplo frontal, vidros elétricos, rádio com CD-Player e até controle eletrônico de estabilidade, item de carro de luxo no Brasil. O motor é o 1.3 Multijet II (turbodiesel) em versões com 75 cv, 85 cv ou 95 cv, sempre com câmbio manual.

Segundo a Fiat, o modelo adaptado para o trabalho pode transportar cargas de até 520 kg no compartimento traseiro, que teve ainda as janelas de vidros laterais substituído por chapas metálicas. Além disso, o carro é oferecido apenas com duas portas.

O toque final do Punto Van é o sistema Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas, como em semáforos ou trânsito pesado, e volta a ligá-lo assim que o freio é aliviado, conseguindo assim maior economia em consumo de combustível. Esse item vem de série nas séries com motor 1.3 de 85 cv e 95 cv.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!