Fiat revela versão elétrica do 500

Modelo com motorização alternativa será apresentado no Salão de Los Angeles

Fiat 500e | Imagem: Fiat

A Fiat divulgou nesta quarta-feira (28) as primeiras informações sobre o 500e, a versão elétrica do carrinho. O lançamento do modelo havia sido prometido na estreia do Cinquecento moderno, em 2007, mas somente agora o carro ficou pronto. A novidade será um dos destaques da montadora para o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, que abre nesta quinta-feira (29).

As vendas, porém, serão limitadas. A Fiat vai oferecer o carro em caráter experimental na Califórnia, nos EUA a partir de janeiro de 2013. O 500e vai custar US$ 10 mil, cerca de R$ 21 mil.

Os primeiros dados da ficha técnica do carro são promissores. Segundo a fabricante o motor elétrico gera o equivalente a 111 cavalos de potência e o conjunto de baterias de íon lítio rende uma autonomia de até 160 km em “condições normais”, como informa a fabricante. Informações sobre desempenho e tempo de recarga, contudo, ainda não foram divulgadas.

A Fiat também afirma ter reduzido em 13% o arrasto aerodinâmico do carro, que aumentando sua capacidade de “furar” ar consequentemente se reduz o esforço do motor para movimentar o veículo. As modificações estão nos desenhos dos para-choques e grande frontal, caixas de rodas e no difusor traseiro, que foi ampliado para reduzir a turbulência da sessão traseira da carroceria.

Na cabine as principais alterações no projeto são a troca da alavanca de transmissão por botões seletores de marcha e o painel central com tela de LCD no lugar do velocímetro analógico.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!