Fim da ida ao cartório: tecnologia vai facilitar venda de carros usados

Carteira Digital de Trânsito permitirá transação de carros usados validada por assinatura eletrônica
Acima detalhe do CRLV-e: documento também poderá ser impresso pelo proprietário

Acima detalhe do CRLV-e: documento também poderá ser impresso pelo proprietário | Imagem: Divulgação

A venda de veículos por meio 100% eletrônico já está se tornando uma realidade no Brasil. A chamada "Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e)" agora pode ser assinada digitalmente, de forma segura, utilizando a tecnologia de validação do portal “gov.br” a partir da Carteira Digital de Trânsito. 

O procedimento vai facilitar a vida dos atuais proprietários de veículos porque será capaz de dispensar deslocamentos ao cartório ou qualquer órgão público, por exemplo, etapas que atualmente tornam a venda de um automóvel usado algo consideravelmente burocrático. A tecnologia do sistema foi desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito.

Na operação, o vendedor acessará o aplicativo da CDT, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente. 

O comprador, por sua vez, receberá a notificação e repetirá o processo. 

A tecnologia estará disponível apenas para veículos que tiveram sua documentação emitida, por qualquer motivo, a partir de 4 de janeiro de 2021. Isso porque, a partir dessa data, o antigo Documento Único de Transferência (DUT), deixou de existir e foi substituído por uma versão digital, o ATPV-e.

A funcionalidade da transferência de propriedade de veículos de forma digital deve estrear ainda em março. 

Além disso, para fazer a transação digitalmente, vendedores e compradores deverão ter o login qualificado no portal “gov.br” e o Detran onde o veículo está registrado deverá, por sua vez, ter aderido ao novo sistema de autorização digital.

"A venda de veículos entre pessoas físicas poderá ser feita de forma 100% virtual. Tudo com muita praticidade e segurança ao cidadão, que pode assinar a autorização pelo aplicativo por meio da conta gov.br. O processo acontece em instantes, o que, antes, demorava dias e até semanas. É a transformação digital do Governo Federal melhorando a vida dos brasileiros”, destaca o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Já o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, lembra que quem fizer a transação online também estará livre da taxa de reconhecimento de firma exigida pelos cartórios. “É mais uma alternativa de simplificação que a Senatran está oferecendo, dentro do escopo de transformação digital do governo federal, sem custo para o cidadão que tiver a CDT", afirma.

O que é ATPV-e

Instituída pela Resolução Contran nº 809, de 15 de dezembro de 2020, a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo na forma eletrônica é a forma digital do antigo DUT, que constava no verso do Certificado de Registro do Veículo (CRV) impresso em papel moeda. A partir da edição da norma, o documento com a assinatura digital passa a ter a mesma validade da versão original com assinatura física. 

Conteúdo da assessoria de imprensa do Serpro

Acima a tela principal da Carteira Digital de Trânsito
Acima a tela principal da Carteira Digital de Trânsito
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa