A GM trabalha a passos largos para atualizar sua gama de veículos de alto volume de vendas, em especial após a investida sobretudo da Volkswagen na América do Sul e o lançamento de produtos mais modernos como a gama liderada por Polo, Virtus, dentre outros.

Para avançar em sua programação, a GM revelou nesta sexta-feira (2) os frutos de um maciço investimento de R$ 1,9 bilhão em sua fábrica de motores de Joinville (SC), que quadruplicou de tamanho, passando de 15 mil m² para 61,8 mil m². Um dos responsáveis pela expansão da unidade foi inaugurado nesta sexta, um prédio de 46.800 m² que abrigará duas linhas de usinagem de blocos, duas de cabeçotes, uma linha de sub-montagem de cabeçotes e uma linha de montagem de motores. Com isso, a produção vai saltar de 120 mil para mais de 420 mil motores ao ano.

Também serão criados cerca de 400 empregos diretos e indiretos, acrescenta a GM em comunicado. Até 2020, a fabricante norte-americana terá investido um total de R$ 13 bilhões no país.

Tamanho salto na fábrica catarinense não é por acaso, já que a GM trabalha com afinco em seu projeto GEM (Global Emerging Markets). A estratégia contempla o desenvolvimento de uma nova arquitetura pensada em conjunto com a chinesa SAIC. Dessa iniciativa, uma nova família de modelos será criada, contemplando um hatch, dois sedãs, um SUV compacto, uma picape possivelmente de porte compacto-médio como a Fiat Toro, dois monovolumes de opções com 5 e 7 lugares e outro SUV, este com visual mais esportivo e de proposta mais refinada. As informações sobre a futura gama são do Argentina Autoblog.

Com isso, os atuais Onix, Prisma, Cobalt e Spin, serão substituídos por produtos bem mais modernos no médio prazo. Vale a pena destacar que hoje o Onix nada de braçada no mercado brasileiro, assim como o Prisma conta com uma ótima participação entre os sedãs compactos.

A GM não esconde que sua divisão Mercosul se tornará uma “plataforma de exportação global”, sendo que esses novos modelos da família GEM chegarão a mercados não só da América Latina, como também África, Ásia e Oriente Médio.

Em Joinville, por sua vez, deverá ser produzido um inédito motor 1.0 com 3 cilindros, podendo receber variantes com turbo, injeção direta e até mesmo apto a operar em conjuntos eletrificados (híbridos). Além dos periféricos citados, esse propulsor contará com construção em alumínio, que proporciona menor peso e colabora com a redução no consumo. Esse propulsor foi concebido em conjunto com a Opel ainda quando a marca alemã pertencia à GM.

Ainda não há previsão, contudo, de quando os primeiros modelos dessa nova gama GEM chegarão às lojas, mas, pela movimentação da GM no Brasil e região, não vai levar muito tempo.

 
 
Fábrica de motores da GM em Joinville, Santa Catarina
 
Fábrica de motores da GM em Joinville, Santa Catarina
Fábrica de motores da GM em Joinville, Santa Catarina
Vista aérea da fábrica de motores da GM em Joinville, Santa Catarina
 
Vista aérea da fábrica de motores da GM em Joinville, Santa Catarina
Vista aérea da fábrica de motores da GM em Joinville, Santa Catarina
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/