Gol dá o troco em abril e volta a liderar vendas

Modelo da Volkswagen, que havia sido apenas o 3º mais vendido em março, emplacou 17 mil unidades no mês passado, alta de 35%

Novo Gol Rallye 2015 estreia motor 1.6 16V | Imagem: Divulgação

Depois de cair para a 3ª posição entre os carros mais vendidos em março, fato que não ocorria há décadas, o Gol recuperou a liderança do mercado brasileiro em abril. O hatch da Volkswagen emplacou 16.963 unidades, 1.500 carros a mais que o 2º colocado, o Palio – a Strada, que havia liderado pela primeira vez em sua história, caiu para 3º.

A virada do Gol só ocorreu no ‘segundo tempo’ – até a metade de abril quem estava em primeiro era o Onix, da Chevrolet. Mas a Volks fez valer a sua imensa de rede de distribuidores para evitar mais um mês negativo. No acumulado do ano, o VW continua à frente com mais de 11 mil unidades à frente do Palio.

Duas novidades dos últimos meses tiveram um bom abril. O compacto up! chegou a 5,2 mil emplacamentos, um volume mais próximo do que se espera do modelo popular, que acaba de ganhar versão 2 portas e câmbio I-Motion. Já o novo Corolla estreou com 5.566 unidades vendidas no mês passado. O volume, no entanto, não foi suficiente para ultrapassar o Civic, que teve 5.776 exemplares comercializados e continua com boa vantagem no acumulado de 2014.

Novo Corolla 2015
Divulgação

Novo Corolla estreou bem ao encostar nas vendas do Civic, mas Honda ainda lidera

No vácuo

Entre as marcas, o esforço da Volkswagen para voltar a vice-liderança não deu certo ainda. Apesar da alta de 25% em relação a março, a marca alemã vendeu 47,2 mil carros contra 50 mil da Chevrolet, 2ª colocada – a Fiat permanece em 1º lugar com ampla margem.

Mas algumas viradas estão prestes a acontecer nos próximos meses, caso não haja nenhuma supresa. A Hyundai, por exemplo, está a apenas 187 da Renault e pode reassumir a 5ª colocação. Mais provável de ocorrer, a Nissan deve superar a Citroën e passar para o 9º lugar. A razão é que a marca japonesa começará a vender o March nacional entre maio e junho e isso deve ajudar a elevar ainda mais suas vendas. Enquanto isso, a Citroën carece de um produto novo para mudar o cenário a curto prazo.

Outra mudança que se desenha no horizonte é a Chery superar sua rival direta, a JAC. A primeira já vende mais que a segunda nos últimos dois meses e tem a favor a inauguração da fábrica brasileira num prazo mais curto que a JAC.

Confira as páginas especial do AUTOO com o ranking de vendas:

Marcas mais vendidas em 2014
Veículos mais vendidos em 2014
Marcas mais vendidas em abril de 2014
Veículos mais vendidos em abril de 2014