Goodyear lança pneu que enche sozinho

Nova tecnologia proporciona maior comodidade e até economia de combustível

Goodyear anuncia pneu autoinflável | Imagem: Goodyear

Já imaginou nunca mais ter que parar no posto para calibrar os pneus? A Goodyear já. A empresa, que é uma das maiores do ramo de pneumáticos, apresentou no Salão de Hannover (20 a 27 de setembro), na Alemanha, um pneu que enche sozinho. A tecnologia, por enquanto disponível apenas para caminhões, vai muito além da comodidade.

O pneu autoinflável conta com um regulador de pressão interna que verifica se o nível de ar está abaixo do normal. Se houver esvaziamento, uma válvula é aberta permitindo a entrada de ar por um tubo que contorna o interior dos pneus.

O sistema autoinflante, segundo a Goodyear, aumenta a vida do pneu, uma vez que estão sempre girando sob condições de pressão adequada, preservando a banda de rodagem de desgastes típicos da falta de calibração ou de ar em excesso na câmara. A fabricante também explica que o recurso especial também ajuda na redução do consumo de combustível, uma vez que os pneus do veículo estão sempre equilibrados e com a pressão correta.

Veja mais: Bridgestone propõe pneus que dispensam ar

De acordo com a fabricante, todo processo de enchimento dos pneus é automático e dispensa qualquer intervenção humana ou eletrônica. O pneu inovador, no entanto, ainda não tem data para ser lançado.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas