Guia do Carro Usado: JAC J3

Barato e bem equipado, o hatch chinês pode ser uma opção interessante no mercado de usados
JAC J3 2014

JAC J3 2014 | Imagem: Divulgação

Importado da China, o JAC J3 desembarcou no início de 2011 embalado por uma campanha publicitária, que trazia o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda destacando o design italiano do renomado estúdio italiano Pininfarina, além do preço acessível e sem opcionais de fábrica.

A lista de itens de série trazia: ar-condicionado eletrônico, direção hidráulica, travas, vidros e espelhos elétricos, freios ABS com EBD, airbag frontal duplo, sensor de ré, rádio CD MP3 USB com seis alto-falantes, farol com regulagem de altura, farol de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de alumínio de aro 15, abertura interna do bocal do tanque de combustível e do porta-malas, cuja capacidade para 350 litros não fazia feio comparado com seus principais concorrentes de época como, por exemplo, Fiat Palio 1.6 Essence (275 litros), Volkswagen Gol 1.6 Power (285 litros) e Renault Sandero (320 litros).

JAC J3: motores disponíveis, versões, consumo, desempenho e equipamentos

Na motorização, o hatch vinha com um 1.4 (1.332 cm3) a gasolina com bloco e cabeçote de alumínio e comando de admissão variável com potência de 108 cv.

O consumo gira em torno de 11,2 km/l no perímetro urbano e 12,7 km/l no ciclo rodoviário, de acordo com a tabela do Inmetro. Já a velocidade final declarada é de 186 km/h e aceleração de zero a 100 km/h é feita em 13,4 segundos.

A transmissão, por sua vez, contava com cinco marchas com trocas manuais.  Mais tarde, viria a série especial Brasil, que se diferenciava apenas pela inclusão dos bancos revestidos em couro, além de tapetes e logo especial com o nome e as cores do país, identificado na parte traseira.

Para o ano seguinte, a mudança se restringia apenas aos faróis com máscara negra. Dois anos depois do lançamento, surgiu a versão S 1.5 Jet Flex, com potência de 127/125 cv.

O consumo, segundo o Inmetro é de 6,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada rodando no etanol, enquanto que na gasolina, os números melhoraram: 9,7 km/l/12,5 km/l, nessa mesma ordem. A velocidade final declarada é de 197 km/h e aceleração de zero a 100 km/h é feita em 9,7 segundos.

Além disso, a lista de itens compreendia novos jogo de rodas de aro 15", faixa decorativa que podia ser branca ou preta, conforme a cor da carroceria e na parte interna, bancos com revestimento exclusivos e painel com iluminação vermelha que substituiu a de cor azul. 

Reestilização

A linha 2014 viria no final do primeiro semestre de 2013 com leve reestilização, mais evidente no conjunto frontal.

Por dentro, o acabamento ganhava um ar mais sofisticado com a adoção de um novo painel com aplique de plásticos mais agradáveis ao toque, além de volante revestido em couro e instrumentos mais completos e uma tela central para abrigar as funções do computador de bordo.

Em 2015, a JAC parou de importar o J3, tanto na versão hatch, que é o foco deste guia, quanto na configuração sedã que se chama Turin. O motivo alegado na época era o crescente interesse do público por modelos SUV. 

De olho na compra

Com pouco menos de R$ 25.000 no bolso, é possível adquirir um 2012 completinho de fábrica com ar, direção, trio elétrico, freios ABS com EBD, rodas de alumínio de aro 15", entre outros. 

Um ponto negativo relatado é a rede de autorizadas que ainda é pequena, fora o alto preço das peças e serviço de pós-venda ineficiente por parte de algumas autorizadas, de acordo com alguns relatos de proprietários.

Por isso, vale a pena, antes de comprá-lo, pesquisar bastante os valores das peças e consultar na internet as opiniões sobre a rede autorizada. 

O acabamento interno demonstra fragilidade, bem como a parte elétrica. Foi reportado em algumas unidades um defeito no conector do chicote dos vidros elétricos sob o risco de mau funcionamento e, em alguns casos, queima do fusível.

A suspensão frágil do J3 é outro dos problemas. Por isso, é bom ter olho vivo neste item. Só o par dianteiro de amortecedores sai por R$ 1.300 no Mercado Livre, com frete gratuito. Além disso, outras peças não são encontradas com tanta facilidade, por serem específicas e distribuídas apenas pela montadora. A saída é recorrer às lojas importadoras independentes e especializadas e fazer a encomenda.

Outra reclamação bastante comum entre os donos do modelo é quanto à ferrugem na carroceria, mais comuns onde há pontos de solda onde não tiveram o devido tratamento antiferrugem. Portanto, olho vivo nesses principais detalhes e boa compra. No mais, é correr para o abraço, pois, de longe, o hatch é muito mais equipado, confortável e atende bem uma família pequena com dois adultos e duas crianças, atributos difíceis de serem encontrados em alguns dos concorrentes diretos. 

JAC J3 2014

JAC J3 2014

JAC J3

JAC J3

JAC J3

JAC J3

Redação

Autoo

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise