Hyundai HB20 é o Carro do Ano 2013

Estreante, hatch compacto foi o grande vencedor do prêmio da revista Autoesporte. Ford foi a marca mais premiada, com três categorias

Novo Hyundai HB20 | Imagem: Divulgação

Considerada a premiação mais importante do setor automobilístico, a eleição do Carro do Ano 2013, promovida pela revista Autoesporte, ocorreu nesta quarta-feira, 7, em São Paulo. O grande vencedor desta edição foi o Hyundai HB20, primeiro hatch compacto nacional da montadora coreana.

A Ford, no entanto, foi a marca que mais levou troféus, num total de cinco categorias. O novo EcoSport foi o vencedor do Utilitário do Ano, o sedã Fusion ganhou como Carro Premium do Ano e a nova Ranger, como Picape do Ano. Além deles, a montadora recebeu o prêmio Carro Verde do Ano (Fusion Hybrid) e de motor acima de 2.0 litros, no caso o V6 3.2 turbodiesel da Ranger.

Outra que saiu do Mube (Museu Brasileiro de Escultura, onde o evento ocorreu) com mais de um prêmio foi a Audi. A marca alemã faturou o prêmio de Motor abaixo de 2.0 com o 1.4 TFSI usado no A1 e também com o Utilitário Premium do Ano, conquistado pelo Audi Q3, crossover que estreou este ano no país.

Executivo do Ano

Outras três premiações da noite foram a Publicidade do Ano, vencida pela Honda e a agência F/Nazca Saatchi & Saatchi (lançamento do City 2013), Site do Ano, para o da Fiat, e Executivo do Ano, conquistado pelo presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila. O colombiano, que está há cinco anos no país, foi responsável pela renovação da linha de produtos da Chevrolet num curto espaço de tempo.

O juri do Carro do Ano reúne jornalistas do setor e neste ano contou com a participação do editor do AUTOO, Ricardo Meier.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!