Hyundai inaugura fábrica no Brasil

Sétima unidade da marca fora da Coréia do Sul possui sistema de montagem sequencial automatizado

Área de soldagem é composta por robôs | Imagem: Hyundai

Na presença de autoridades políticas e de seus dirigentes mundiais, a Hyundai inaugurou oficialmente sua primeira fábrica em solo brasileiro. Localizada na cidade de Piracicaba (SP), ela é responsável por montar o recém-lançado HB20.

O principal destaque dessa unidade é o sistema “One Kit System”, sistema de montagem sequencial automatizado que consiste na formação de "kits" em carrinhos sincronizados com peças que serão utilizadas na versão que vai ser fabricada. Segundo a marca, esse processo ajuda a eliminar erros de produção.

Leia também: HB20 completa um mês de vendas com lista de espera

"Se comparado com linhas de montagens convencionais, as vantagens desse sistema estão na facilidade do manuseio de materiais, menor presença de veículos industriais na linha de produção e eliminação de erros, uma vez que o profissional recebe em seu posto de trabalho a peça certa para a montagem, tanto em relação à especificação quanto à quantidade", afirma Eugênio Césare, gerente geral de produção.

No total, foram investidos US$ 700 milhões (quase R$ 1,5 bilhão) numa área de 1,39 milhão de m², onde antes funcionava uma plantação de cana. A Hyundai pretende fabricar até o final deste ano 26 mil exemplares do HB20, número que deve saltar para 150 mil já em 2013 - contando com as versões cross HB20X e sedã que serão lançadas pela marca em janeiro e março, respectivamente.

Exportação descartada

Questionada sobre a possível exportação do HB20, a Hyundai informou que, em um primeiro momento, tanto o hatch quanto suas variantes serão destinadas apenas ao mercado brasileiro. E é bem provável que isso aconteça, já que até o momento o compacto acumula 50 mil exemplares vendidos e a fila de espera pode chegar a mais de 100 dias.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!